Argentina assina pré-contrato de compra dos caças F-16 da Dinamarca. Os governos da Argentina e da Dinamarca firmaram nesta terça-feira (16/03), uma Carta de Intenções envolvendo a negociação de 24 caças F-16A /B Fighting Falcon. A assinatura do documento ocorreu em Buenos Aires, durante o encontro do Ministro da Defesa Luis Petri, da Argentina, com o seu homólogo, Troels Lund Poulsen.
“Tive uma reunião muito frutífera com o meu colega argentino, que está ansioso por seu País poder fazer parte da comunidade das nações que possuem caças F-16. A venda das aeronaves para a Argentina está sendo possível com a cooperação com os Estados Unidos”, disse o Ministro Troels Lund Poulsen.
Ficou estabelecido outra reunião acontecerá em breve na Dinamarca, desta vez para a assinatura do contrato de venda dos caças dinamarqueses para a Força Aérea Argentina (FAA). Segundo fontes do Ministério da Defesa da Argentina, o encontro ocorrerá no dia 15 de abril.
Conforme noticiamos na semana passada, a negociação envolve um lote com 24 caças F-16A/B Bloco 15, sendo 16 da versão F-16A (monoplaces) e oito F-16B (biplaces) desativados pela Força Aérea Real da Dinamarca (RDAF). Com valor aproximado de US$ 338 milhões, o negócio envolve além dos caças operacionais, o fornecimento de uma célula de um F-16 Bloco 10 desmontada para treinamento técnico, oito motores sobressalentes, pods designador de alvos e de reconhecimento, sistemas de guerra eletrônica, capacetes JHMCS (Joint Helmet Mounted Cueing System), ferramentas, peças de reposição, treinamento de pessoal e demais equipamentos associados.
Após a assinatura do contrato e os devidos pagamentos iniciais, o planejamento prevê o seguinte cronograma de entregas para a Força Aérea Argentina:
2024: célula desmontada do F-16 Bloco 10
2025: dois F-16A e quatro F-16B
2026: seis F-16A
2027: dois F-16A e quatro F-16B
2028: seis F-16A
@FFO