Argentina apresentou o primeiro EMB-312 Tucano modernizado. A Força Aérea Argentina (FAA) apresentou oficialmente o primeiro EMB-312 Tucano modernizado, em uma cerimônia realizada no dia 05 de agosto, na Estação Aérea Militar do Aeroparque, em Buenos Aires. O evento foi presidido pelo Ministro da Defesa, Sr. Jorge Taiana, e contou com a presença de diversas autoridades militares e civis.
O primeiro Tucano modernizado, matrícula A-122, recebeu um cockpit com modernos aviônicos baseados em sistemas digitais de última geração, atualizando principalmente sistemas de navegação, instrumentos de voo e equipamentos de comunicações. O Projeto de Modernização do EMB-312 é de responsabilidade da empresa argentina Redimec, que foi contratada pela FAA para atualizar quatro aeronaves.
O contrato entre a FAA e a Redimec prevê que esta primeira aeronave seria completamente modernizada pela empresa, enquanto as demais serão atualizadas em um trabalho conjunto entre as instituições.
A Redimec desenhou e produziu as novas cabines, painéis e estruturas, além de projetos elétricos e a adaptação da iluminação do cockpit para o uso de óculos de visão noturna (NVG), entre outras modificações. Todo processo de fabricação foi realizado na sede da empresa em Tandil, província de Buenos Aires. Uma equipe da Redimec foi implantada na Área de Material Río Cuarto da FAA, província de Córdoba, para o processo de instalação dos equipamentos na aeronave, em conjunto com técnicos da Força Aérea.
Para as demais aeronaves, a Redimec fornecerá os kit e suporte técnico, enquanto os trabalhos de instalação ficarão totalmente sob responsabilidade do pessoal da FAA na Área de Material de Rio Cuarto. Espera-se que o segundo Tucano modernizado seja entregue no próximo mês de setembro.
Fonte: Governo Argentino
@FFO