Argélia adquire drones de combate turcos TAI Aksungur. A Força Aérea da Argélia, ou Forces Aériennes Algériennes (FAA) será o primeiro operador dos drones de combate turcos TAI Aksungur no norte da África. O governo argelino confirmou a aquisição de seis unidades da fabricante Turkish Aerospace International (TAI).
O drone de combate (UCAV) TAI Aksungur é uma variante da família Anka, desenvolvida para missões de Média Altitude e Longa Duração (MALE). Com 12,5 metros de comprimento, 23 metros de envergadura e alta capacidade de carga útil, o Aksungur é uma plataforma ideal para operações de ataque ao solo, patrulha marítima ou missões ISR (Inteligência, Vigilância, Reconhecimento).
O Aksungur pode ser equipado com diferentes opções de cargas úteis, como câmeras eletro-ópticas (EO), infra-vermelho (IR), laser designator (LD), laser rangefinder (LRF), Radar de Abertura Sintética (SAR), designador de alvo em movimento no solo, além de uma variedade de armas ar-terra.
Sob as asas estão seis hardpoints capazes de suportar até 500 kg de armas com bombas guiadas por laser TEBER-81 (Mk-81), TEBER-82 (Mk-82), mísseis guiados L-UMTAS, MAM-L, Cirit, MAM-C, kit de orientação de precisão HGK-3, KGK (82), além de bombas menores.
A Argélia tem ampliado sua frota de drones de combate, principalmente com UAV MALE chineses como os Rainbow CH-3, CH-4B, CH-5 e Wing Loong II, além de outros modelos menores produzidos localmente como os El Djazair 54 e El Djazair 55. Desta forma, a FAA conta com uma das frotas de UCAV mais bem equipadas do continente africano.
@FFO