ARES é implantado pelo US Army na região Indo-Pacífico. O US Army implantou este mês sue novo avião de ISR, o Airborne Reconnaissance and Electronic Warfare System (ARES), baseado na plataforma do jato executivo Bombardier Global 6000/6500. O avião espião desenvolvido pela L3Harris Technologies foi implantado em apoio à missão militar do US Army na região do Indo-Pacífico.
A nova aeronave com maior capacidade e maior alcance que a plataforma RC-12 Guardrail pode voar por até 14 horas em altitudes médias de 41.000 pés. Segundo informações iniciais, o ARES ajudaria as tropas americanas baseadas na Coreia do Sul a melhorar as capacidades ISR do Comando Indo-Pacífico dos EUA. A aeronave irá operar baseada em Seul e além da região sul o Pacífico, irá também monitorar as atividades da Coreia do Norte, que nas últimas semanas tem intensificado suas atividades de testes de mísseis balísticos (ICBM).
“Nossa equipe respondeu rapidamente à necessidade do Exército de uma solução SIGINT de espectro completo, atualizando, certificando e colocando em campo a plataforma ARES aprimorada em aproximadamente sete meses — o exemplo mais recente de nossa capacidade de fornecer resultados rapidamente para missões críticas de clientes”, Luke Savoie, Presidente do setor de ISR da L3Harris.
O ARES pode ativar fogos de precisão de longo alcance para combater ameaças distantes, disse L3Harris, acrescentando que voar acima de 41.000 pés aumenta as taxas de sobrevivência das aeronaves e a linha de visão. O alcance de missão estendido da aeronave reduz o risco de missão, eliminando a necessidade de operar perto de fronteiras contestadas ou negadas.
A L3Harris ganhou o contrato para ARES em novembro de 2020 como parte de um programa de sistema de detecção e exploração de alta precisão (HADES – High Accuracy Detection and Exploitation System) para desenvolver uma aeronave que pode substituir os antigos RC-12. A nova aeronave fez seu primeiro voo em agosto de 2021.
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