“Arcanjo 09” do CBMMG cumpre missão aeromédica interestadual. O transporte aeromédico de pacientes de Minas Gerais cumpriu, na quarta-feira (04/08), mais uma importante missão de apoio interestadual ao Sistema Único de Saúde (SUS). A aeronave Cessna 208EX Grand Caravan, matrícula PS-SES “Arcanjo 09”, voou para o Rio de Janeiro em auxílio no transporte de um bebê de seis meses, que passará por um transplante de intestino, em Porto Alegre (RS).
Por meio de parceria que envolve Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o transporte aeromédico do Estado de MG tem atuado para garantir atendimento de saúde com agilidade e eficiência. A sinergia ocorre no contexto do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV/MG).
“O transporte de pacientes por aeronave é uma operação que possibilita acesso aos serviços de saúde. O SAAV-MG tem uma estrutura que consegue atender, casos excepcionais como esse, envolvendo o apoio a outros estados no transporte de pacientes”, explica o Major Fábio Dias, Comandante do Batalhão de Operações Aéreas.
Eficiência
O transporte aeromédico é a alternativa mais eficiente de atendimento para alguns casos graves de saúde, em que o paciente não tem condições de tratamento em sua cidade ou na região onde reside. Muitas vezes, o tratamento está a milhares de quilômetros e a única forma de garantir o atendimento necessário no menor tempo possível é por meio de aeronaves.
“Para o deslocamento, são analisadas várias questões que envolvem, por exemplo, emprego do recurso disponível, distâncias a serem percorridas, questões climáticas e de abastecimento, condição clínica e segurança do paciente e da equipe. A operação dessa aeronave no estado é extremamente gratificante porque é oferecido um serviço de excelência e que inúmeras vezes salva vidas”, avalia a Major Karla Lessa Leal do CBMMG.
Novas aeronaves
O “Arcanjo 09” é um dos aviões adquiridos recentemente pelo Governo de Minas Gerais para atendimento às demandas operacionais da SES-MG e do CBMMG. Com investimento de US$ 7,5 milhões, os dois Cessna 208 Grand Caravan podem realizar transportes pré e inter-hospitalar de pacientes, transporte de órgãos e tecidos humanos para transplantes e distribuição de insumos de saúde, como vacinas, etc. O avião possui equipamentos médicos que o qualificam como uma UTI aérea. Além disso, a tripulação, formada por médico, enfermeiro e bombeiro militar (piloto, co-piloto e operador aerotático) é preparada para realizar esses tipos de missões.
Em 29 de julho, o “Arcanjo 09” realizou a sua primeira missão, transportando parte das doses de vacinas contra covid-19 e influenza para Unidades Regionais de Saúde (URSs) do estado mineiro. O voo foi operado pelo CBMMG e, os imunizantes, distribuídos para Patos de Minas, Unaí e Teófilo Otoni.
Fonte: Agência Minas