Projeto Rafale para a Indonésia pode sofrer atrasos. O Ministério da Defesa da Indonésia (MOD) continua avançando nos seus esforços para adquirir 36 aeronaves de combate francesas Dassault Rafale, mas o contrato poderá ser adiado por falta de informações sobre as fontes de financiamento para o programa.
Em fevereiro, uma delegação de oficiais indonésios, liderada pelo Major General Dadang Hedrayudha, Diretor Geral do Departamento de Defesa, concluiu a última rodada de negociações com o VP de Desenvolvimento de Negócios da Dassault Aviation, Jean Claude Piccirillo, e o VP da Compensar, Michael Paskoff.
Na época, o Maj Gen Dadang teria informado que as negociações foram bem sucedidas, e que cobriram grande parte das compensações e arranjos para a obtenção do financiamento. Em março, funcionários do MOD não identificados, revelaram que havia sido iniciado um processo de financiamento estrangeiro para o programa Rafale.
Em 21 de maio, Janes Defense obteve um documento contendo o cronograma de projetos nacionais da Indonésia, aprovados para financiamento externo. No documento, não consta o pedido de financiamento para o programa Rafale. O cronograma é publicado anualmente pelo Ministério de Planejamento do Desenvolvimento Nacional da Indonésia (BAPPENAS) e detalha os programas para os quais podem ser obtidos empréstimos estrangeiros no ano.
A falta de endosso do BAPPENAS para a aquisição dos 36 caças Rafale não foi publicada pelo Ministério das Finanças da Indonésia (MOF), portanto o programa não consta no orçamento de defesa para o ano fiscal de 2021.
@FFO