Aprovação para treinar pilotos ucranianos pode levar meses. A festejada decisão de enviar os F-16AM/BM para a Força Aérea da Ucrânia parece ter sido, por hora, apenas uma teoria. Isto porque provavelmente levará meses até que os Estados Unidos concedam a aprovação para que seus aliados europeus treinem os pilotos ucranianos para voar o caça americano.
A informação veio um alto funcionário do Departamento de Estado dos EUA — Stanley Brown, vice-secretário adjunto do Bureau de Assuntos Político-Militares do Departamento de Estado, que afirmou no primeiro dia do Paris Air Show: “há muita discussão em andamento” e “muito trabalho que precisa ser feito”, e “será preciso meses para fazer as coisas andarem”.
Existem vários estágios para o processo de aprovação do F-16, disse Brown. Vários pedidos de transferência de terceiros devem ser aprovados, inicialmente para treinamento e depois para as próprias aeronaves. As aeronaves específicas que serão transferidas, ainda não foram identificadas, disse ele. “Quando olhamos para a questão do F-16, temos que olhar de forma holística”, disse Brown. “Não é apenas o treinamento dos pilotos, mas o treinamento dos mantenedores, de todo o sistema logístico, para que quando os aviões forem entregues, eles possam realmente funcionar como uma aeronave de combate. Não é uma questão simples de translado e treinamento”.
O debate sobre o envio de caças ocidentais para a Ucrânia é algo que está em pauta há meses, e vem cercado de receios e problemas políticos. A questão parecia estar resolvida com a liberação dos F-16 para a Ucrânia. No entanto, como F-16 é fabricado nos Estados Unidos, mesmo os aliados devem obter a permissão de Washington, para não só ofertar a venda ou doação dos jatos, bem como oferecer treinamento a outros países.
No mês passado, o presidente Biden disse na cúpula do G7 no Japão que permitiria que aliados dos EUA enviassem os F-16 para as Forças de Defesa da Ucrânia. O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, anunciou posteriormente, que a Dinamarca (RDAF) e a Holanda (RNLAF) liderariam o treinamento de F-16AM/BM para a Ucrânia. Na semana passada, a ministra da Defesa holandesa, Kajsa Ollongren, disse à Reuters que o treinamento pode começar ainda neste verão, mas na mesma fala ela advertiu haver etapas que não poderiam ser queimadas.
A questão política ainda pesa e os receios de envolver países da OTAN em um conflito com a Rússia está sob a mesa de negociação. O provável é que os F-16 sejam repassados só após um acordo de paz, pois mesmo com o treinamento acelerado, a Força Aérea da Ucrânia só teria condições de operar os novos caças em 2024.
@CAS