Apresentado o primeiro F-35A Husarz da Força Aérea Polonesa. A Lockheed Martin apresentou oficialmente hoje (28/08), o primeiro caça F-35A Lightning II da Força Aérea Polonesa (PAF). O moderno jato de quinta geração, designado como “Husarz” pela Polônia, foi apresentado em um evento realizado nas instalações da fábrica em Fort Worth, no Texas.
“Este evento marca um capítulo significativo na história da Força Aérea Polonesa e fortalece ainda mais os laços entre os Estados Unidos e a Polônia, um importante Aliado da OTAN”, escreveu a Lockheed Martin em seu comunicado.
O nome “Husarz” remete às lendárias unidades de Cavalaria Aladas Hussardos das Forças Armadas Polonesas ativadas entre o século XVI e o início do século XVIII (saiba mais detalhes aqui).
Em 31 de janeiro de 2020, o governo polonês firmou um pedido de 32 caças furtivos F-35A Bloco 4 com valor aproximado de US$ 4,6 bilhões. A primeira aeronave, designada AZ-01, será entregue no próximo mês de dezembro à PAF, mas ficará baseada na Base Aérea da Guarda Nacional de Ebbing, Arkansas, para o treinamento de pilotos poloneses. A previsão é que todos 32 caças sejam entregues até 2030.
Até o momento, a Lockheed Martin entregou mais de 1.000 caças F-35 para operadores em todo o mundo. Cerca de 2.540 pilotos e 16.690 técnicos foram treinados para voar e manter os F-35, cuja frota mundial ultrapassou 889.000 horas de voo.
@FFO