Após panes e constrangimentos Luftwaffe decide aposentar seus dois A340. A Luftwaffe, ou Força Aérea Alemã (GAF), decidiu aposentar imediatamente seus dois únicos Airbus A340. A iniciativa veio depois que uma das aeronaves apresentou duas panes consecutivas, o que levou ao cancelamento de uma missão oficial diplomática para a região Indo-Pacífico.
No dia 13 de agosto, o A340 de 24 anos, matrícula 16+01, teve problemas de recolhimento de flaps poucos minutos após decolar de Abu Dhabi com destino à Austrália, com a Ministra das Relações Exteriores Annalena Baerbock a bordo. Após alijar combustível, a aeronave retornou para Abu Dhabi onde passou por reparos. No dia seguinte (14/08), nova decolagem com a mesma pane se apresentando após quinze minutos de voo. A Ministra Baerbock cancelou a viagem após o pouso e voltou para a Alemanha em voo omercial.
“Já tentamos tudo. Por questões logísticas, será impossível continuar minha jornada pela região Indo-Pacífico. Avião com defeito. Isso é muito além de irritante”, disse Baerbock, que tinha visitas programadas para a Austrália, Fiji e Nova Zelândia.
A Luftwaffe programava desativar o 16+01 até o final de 2024, e mantê-lo como aeronave reserva por cerca de um ano e meio. Diante do ocorrido, o Comando da GAF decidiu aposentar definitivamente a aeronave nas próximas semanas. Cabe ressaltar que no último mês de abril, o 16+01 deixou as instalações da Lufthansa Technik, em Hamburgo, completamente revisado.
O segundo A340, matrícula 16+02, fabricado em 2000, tinha programação para ser retirado de uso até o final do mês de setembro deste ano, mas pelo jeito terá sua vida operacional na Luftwaffe encurtada em alguns meses.
Para o transporte de longo alcance, o Grupo de Transporte Executivo do Ministério da Defesa, ou Flugbereitschaft des Bundesministeriums der Verteidigung (FBS BMVg), priorizará a utilização dos três novos Airbus A350.
@FFO