Novas informações sobre o incidente com o B-2 Spirit em Whiteman AFB. Na madrugada do último dia 14 de setembro, um bombardeiro furtivo B-2 Spirit da USAF, sofreu danos após realizar um pouso de emergência na Base da Força Aérea Whiteman, no Missouri. O site The War Zone, reuniu mais alguns detalhes sobre este evento, cujas informações oficiais são escassas.
Conforme as informações, o bombardeiro stealth teria experimentado um problema técnico importante ainda em voo, durante um treinamento de rotina. No retorno para Whiteman AFB, aparentemente o B-2 teria sofrido o colapso no trem de pouso principal, após tocar na pista, fazendo com que a aeronave saísse pela lateral, parando no gramado.
Imediatamente após o incidente, o espaço aéreo no entorno da Base Aérea ficou restrito, conforme mostramos um NOTAM publicado pela FAA. Trabalhos de investigação do incidente, e remoção do jato, foram rapidamente iniciados.
Imagens de satélite capturadas no dia seguinte ao incidente (15/09), mostravam o B-2 estacionado no gramado ao lado da pista. Horas depois da obtenção destas imagens, a restrição do espaço aéreo foi suspensa, e a operação do aeródromo liberada.
Na sexta-feira (17/09), um piloto de uma aeronave voando próximo a Whiteman AFB, fez fotos do local e as repassou para o The War Zone. As imagens confirmam que o B-2 já havia sido removido do gramado, onde restaram aparentemente apenas as marcas no local.
Sem qualquer informação sobre os danos causados no Spirit – apenas que não houve feridos e fogo na aeronave – certamente a USAF fará um esforço para recuperar o jato, tendo em vista a reduzida frota do modelo, com apenas 20 exemplares. Em 2010, o conserto de um B-2 danificado por um incêndio, custou aproximadamente US$ 105 milhões aos cofres públicos.
Fonte: The War Zone
@FFO