Após críticas MoD UK não renova aluguel de helicóptero AW109 VIP. O Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD UK) não renovou o contrato com a empresa Sloane Helicopters para o arrendamento de um helicóptero ao Comando de Transporte por Asas Rotativas (RWCSAT). O contrato envolvia o aluguel de um helicóptero AW109SP em configuração VIP para o transporte de autoridades.
De acordo com a mídia britânica, a não renovação do contato foi motivada pelas críticas aos gastos de até 40 milhões de libras para as autoridades do governo voarem de helicóptero em curtas distâncias. O MoD confirmou que o contrato encerrou no final de setembro e não será renovado. As viagens oficiais de ministros e altos funcionários que antes eram realizadas com helicópteros, serão feitas por outros meios, disse o MoD ouvido pelo The Guardian.
Desde 27 de novembro de 2015, o MoD UK e a Sloane Helicopters mantinham um contrato de arredamento do helicóptero AW109SP, matrícula militar GZ100, em configuração VIP. O contrato expirou em 1º de abril de 2023, e uma renovação de cinco anos foi iniciada pelo governo que, diante das críticas, recuou e prorrogou por apenas seis meses.
O contrato previa que a locatária mantinha o AW109SP em condições para operar até 500 horas por ano, e que a aeronave seria tripulada por pilotos do Esquadrão 32 (TR) da RAF, sediado na Base Aérea de Northolt, setor oeste de Londres. O documento ainda previa que a aeronave – única do modelo na frota da RAF – deveria ser utilizada para deslocamentos de até 400 quilômetros.
De acordo com o The Guardian, o primeiro-ministro Rishi Sunak estava sendo criticado por realizar viagens de helicóptero em distâncias de pouco mais de 160 km, para locais facilmente acessíveis por via rodoviária.
A Sloane Helicopters, proprietária do Agusta/Leonardo AW109SP arrendado pelo governo britânico, já anunciou a venda da aeronave.
@FFO