• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Após confusão, FAB transportará deportados ilegais dos EUA de Manaus para Belo Horizonte

25 de janeiro de 2025
Após confusão, FAB transportará deportados ilegais dos EUA de Manaus para Belo Horizonte (Foto ilustrativa: Leandro Casella).
Após confusão, FAB transportará deportados ilegais dos EUA de Manaus para Belo Horizonte (Foto ilustrativa: Leandro Casella).

Após confusão, FAB transportará deportados ilegais dos EUA de Manaus para Belo Horizonte. A Força Aérea Brasileira (FAB) informou neste sábado (25), que transportará para Belo Horizonte (MG) os 158 deportados ilegais dos Estados Unidos que estão retidos no aeroporto de Manaus (AM). Um problema técnico no avião contratado pelo governo americano impediu o voo até a capital mineira.

O C-30 (FAB 2902) do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) “Esquadrão Corsário” decolou de Brasília no início desta tarde com destino à Manaus. A bordo seguem profissionais de saúde da FAB que irão acompanhar os deportados de Manaus até seu destino final, o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte (MG).

Passageiros desembarcando em Manaus pelas escorregadeiras do A320 (Fonte: Redes Sociais).
Passageiros desembarcando em Manaus pelas escorregadeiras do A320 (Fonte: Redes Sociais).

Na noite de ontem (24), um Airbus A320 da companhia aérea americana GlobalX Airlines (matrícula N276GX), à serviço do Governo dos EUA, pousou em Manaus com 158 pessoas deportadas, sendo que 88 deles são brasileiros. O voo tinha Belo Horizonte como destino final, mas devido a manutenção não programada impossibilitou seu prosseguimento.

Segundo informações, durante a escala técnica em Manaus, os passageiros reclamaram de calor a bordo e iniciaram uma confusão com uma mulher passando mal. Como o avião estava sem escadas acopladas, alguém acionou as escorregadeiras infláveis de emergência para desembarque. Esses dispositivos necessitam de intervenção técnica para retornar à posição normal, motivo pelo qual o Airbus foi “groundeado” em Manaus.

Importante observar que apesar das ações mais fortes contra imigrantes ilegais implementadas recentemente pelo presidente Donald Trump, esse voo com deportados estava previsto antes da troca de governo, portanto ainda é parte das ações do ex-presidente Joe Biden. Somente no ano passado, 17 voos trouxeram mais de 2.100 deportados ilegais dos EUA para o Brasil, superando a marca de 2023, que registrou 14 voos deste tipo com pouco mais de 1.400 pessoas.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login