Após seis décadas de bons serviços prestados à onze Presidentes dos Estados Unidos da América (POTUS), os veneráveis Sikorsky VH-3D do Marine Helicopter Squadron HMX-1 “White Top”, conhecidos como “Marine One”, serão aposentados. O Presidente Donald Trump foi o último mandatário americano que encerrou a sua carreira, e deixar a Casa Branca a bordo de um VH-3D do HMX-1. Gradualmente, eles serão substituídos pelos modernos Sikorsky VH-92A, em um processo que deve se encerrar até 2023.
Na gélida manhã de 20 de janeiro, Trump embarcou no icônico helicóptero verde e branco pela última vez. Logo após a decolagem do no gramado sul da Casa Branca, o Marine One prosseguiu para um sobrevoo do Capitólio, antes de se dirigir para a Base Aérea Andrews, Maryland, onde um VC-25A (Boeing 747-200), Air Force One, aguardava o agora ex.Presidente Trump e sua esposa, para levá-los para a Flórida, onde residem.
O VH-3 é uma versão VVIP dos helicópteros navais SH-3 Sea King, e foi desenvolvida para atender as necessidades de transporte seguro e confiável dos mandatários norte-americanos. Eles estrearam em 1961 na versão inicial VH-3A, durante o mandato do Presidente John F. Kennedy.
A partir daquele momento, os VH-3 foram atores coadjuvantes da história recente dos EUA. Em um dos mais importantes capítulos dos EUA, foi a renúncia do Presidente Richard Nixon em 1974. Ao deixar a Casa Branca, ainda na escada de um VH-3A, Nixon se deixou fotografar fazendo o famoso sinal “V” de vitória, em uma imagem que se cristalizou pelas lentes dos repórteres e correu o mundo.
A atual versão VH-3D, foi introduzida em 1976 durante o mandato do Presidente Gerald Ford. Apesar de estarem em serviço há tantos anos, essas aeronaves são constantemente revisadas e atualizadas, especialmente nos sistemas de autoproteção e de defesa do POTUS, bem como em suas acomodações internas.
Cabe lembrar que essas aeronaves viajam o mundo todo, onde quer que o POTUS vá, um par de VH-3D estará lá, para transportá-lo. Sem medo de errar, esses helicópteros devem receber mais atenção de manutenção do que qualquer outro equipamento similar no planeta. Apesar de serem mantidos no estado de novos, essas antigas máquinas estão chegando ao fim da sua vida operacional. Cabe ressaltar que as versões navais dos Sea King, já foram aposentadas pela US Navy há mais de uma década.
A primeira tentativa de substituir os VH-3D, foi durante o mandato do Presidente George W. Bush. Na ocasião, o Pentágono escolheu para testes o VH-71 Kestral, uma versão do helicóptero trimotor Lockheed Martin EH-101, porém o projeto foi cancelado logo após a posse do Presidente Barak Obama, por conta dos altos custos.
Em 2014 surgiu um novo projeto de substituição dos antigos VH-3D Marine One. Desta vez, a escolha recaiu sobre o Sikorsky VH-92 Helibus, e os estudos preliminares, levaram o Pentágono a decidir por esses modernos helicópteros para servir à Presidência. A frota planejada de VH-92 será de 21 unidades na versão VVIP, e dois exemplares utilitários para testes e treinamentos.
Atualmente a frota de transporte aéreo presidencial “White Top” está composta por 11 VH-3D e oito VH-60N White Hawk. Todos eles serão substituídos pelos modernos VH-92, que superam em todos os aspectos os seus antigos predecessores, que deixarão um legado de excelência no transporte presidencial por mais de seis décadas.
Os onze VH-3D do HMX-1 “White Top”: BuNo 159350 (c/n 61724); BuNo 159351 (c/n 61725); BuNo 159352 (c/n 61726); BuNo 159353 (c/n 61727); BuNo 159354 (c/n 61728); BuNo 159355 (c/n 61729); BuNo 159356 (c/n 61730); BuNo 159357 (c/n 61731); BuNo 159358 (c/n 61732); BuNo 159359 (c/n 61733) e
BuNo 159360 (c/n 61734).
Os oito VH-60 do HMX-1 “White Top”: BuNo 163259 (c/n 701075); BuNo 163260 (c/n 701078); BuNo 163261 (c/n 701117); BuNo 163262 (c/n 701170); BuNo 163263 (c/n 701181); BuNo 163264 (c/n 701192); BuNo 163265 (c/n 701201) e BuNo 163266 (c/n 701211).
Cabe lembrar ainda que, assim como os VH-3D e os VH-60, os dois elegantes Boeing VC-25A Air Force One, baseados no Boeing 747-200, estão a caminho da aposentadoria, após mais de 30 anos de serviços prestados aos POTUS. Em menos de quatro anos, essas aeronaves serão substituídas por dois modernos VC-25B, baseados na última versão do Jumbo, o Boeing 747-8i. Atualmente os dois novos “AF1” estão passando pelo processo de conversão e configuração para estarem aptos à função, que deverá ser assumida em 2024.
@FFO