Após 12 anos o EsqdVF-1 realiza voo de formatura com quatro jatos AF-1. O 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1) “Esquadrão Falcão” da Marinha do Brasil (MB), realizou recentemente um voo de formatura com quatro jatos de ataque AF-1 Skyhawk, fato que não ocorria desde 2010. A missão de treinamento ocorreu na manhã de 26 de julho, na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, (RJ).
Participaram do treinamento quatro AF-1, sendo dois AF-1B matrículas N-1004 e N-1008 (monoplaces) e dois A-4C N-1021 e N-1022 (biplaces). Durante aproximadamente uma hora de voo, os seis Oficiais Aviadores Navais que tripularam os jatos realizaram manobras de treinamento como “formatura básica” e “formatura diamante”.
Em voos de formatura com duas ou mais aeronaves, os pilotos, sob a orientação do “Líder da Esquadrilha”, treinam a capacidade de voar coordenadamente muito próximos uns dos outros, em posições pré-definidas, com o objetivo de obter vantagens táticas de acordo com o cenário operacional que atuam. A formação proporciona proteção mútua de seus integrantes e concentração de poder de fogo, além de otimizar a coordenação de tráfego aéreo e a divisão de tarefas entre as tripulações dos elementos da formatura.
De acordo com o comunicado do Comando da Força Aeronaval (ComForAer), este tipo de treinamento é importante para a manutenção da doutrina de aviação do Esquadrão e contribui para o adestramento de seus pilotos e para a segurança das operações aéreas.
@FFO