

Apaches do Reino Unido disparam Hellfire na Finlândia pela primeira vez. Helicópteros Boeing AH-64E Apache do Exército Britânico dispararam mísseis AGM-114 Hellfire em solo finlandês pela primeira vez, como parte do Exercício Northern Strike.
Centenas de militares do Reino Unido foram enviados ao flanco leste da OTAN para adicionar capacidade ofensiva essencial a um grande exercício da OTAN no norte da Finlândia.
O Exercício Northern Strike reunirá as Forças Armadas do Reino Unido com milhares de militares da Finlândia e da Suécia, os dois mais novos Aliados da OTAN. A demonstração de força e capacidade ofensiva reforça a prontidão, a capacidade e o compromisso da Aliança em defender cada centímetro do território da OTAN. Esta é a mais recente demonstração de forte colaboração entre o Reino Unido e nossos parceiros internacionais, conforme estabelecido no Plano para a Mudança do governo.
Os novos helicópteros de ataque AH-64E Apache do Exército Britânico dispararam mísseis AGM-114 Hellfire e canhões de 30 mm, simulando apoio aproximado às forças de combate aliadas em terra, incluindo unidades de infantaria do Exército Britânico.

Levando seus sistemas de foguetes de última geração para o campo de batalha, o 3 Regiment Army Air Corps (3 Regt AAC) disparou seu Multiple Launch Rocket System (MLRS). O MLRS foi testado em combate na Ucrânia, sendo esta, a primeira vez que o Exército Britânico empregou estes mísseis ar-superfície em solo europeu, juntamente com helicópteros AH-64E Apache.
Os helicópteros de ataque AH-64E Apache conduziram missões de fogo real com canhões de 30 mm e mísseis Hellfire sob a orientação do Controlador Conjunto de Ataque Terminal Finlandês (JTAC).
O exercício fez parte dos esforços contínuos para aprimorar a capacidade operacional conjunta com a OTAN e as nações parceiras. Em um comunicado publicado em 21 de maio, o 3º Regimento AAC afirmou: “Nossas equipes se juntaram ao 4 Regt AAC para disparar Hellfire e 30 mm com o Exército Finlandês na Lapônia”.
As Forças de Defesa Finlandesas compartilharam mais detalhes, observando que os Apaches britânicos foram integrados a um cenário mais amplo de armas combinadas na área de treinamento de Rovajärvi. A coordenação de tiro real incluiu “artilharia, jatos, drones e infantaria da Finlândia, Suécia e Reino Unido”.
A conta principal das Forças de Defesa Finlandesas (@Puolustusvoimat) descreveu o evento como uma estreia histórica: “História feita na Finlândia: mísseis Hellfire disparados pela primeira vez em solo finlandês durante #NorthernStrike”.
O 3 Regiment Army Air Corps (3 Regt AAC), baseado no Aeródromo de Wattisham, foi a primeira unidade a operar os helicópteros Apache AH-64E modernizados do Exército Britânico. O regimento se descreve como o “Regimento de Helicópteros de Ataque de Combate e Força-Tarefa de Aviação de Alta Prontidão” do British Army. Em um tweet fixado em julho de 2024, a unidade afirmou: “Estamos prontos para ir a qualquer lugar, a qualquer hora, e fornecer aviação de ataque vencedora para o Exército Britânico.”
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS