Antonov apresenta o primeiro An-178-100R para a Força Aérea Ucraniana. A indústria ucraniana Antonov Company, parte do grupo estatal Ukroboronprom, ontem (28/12), a primeira de transporte militar An-178-100R (número de série 001), destinada para as Forças Armadas Ucranianas, e que será utilizada em voos de testes e certificação. Uma cerimônia foi realizada na sede da empresa, em Kiev, e contou com a presença de Ministros de Estado, Altos Oficiais das Forças Armadas Ucranianas e convidados da mídia especializada.
O An-178-100R (c/n 001) faz parte de um lote de três unidades, encomendadas pelo Ministério da Defesa em dezembro do ano passado, com a assinatura direta do Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky (leia aqui). (Nota RFA: o #001 é o primeiro protótipo construído pela Antonov em 2015, tendo voado naquele ano sob a matrícula UR-EXP, agora modificado para a versão militar An-178-100R)
“Amanhã fará exatamente um ano que nos reunimos nesta oficina para assinar um contrato histórico, com o apoio direto do Presidente da República da Ucrânia, que lança ao céu novas aeronaves para nosso Exército e nossas Forças Armadas”, disse Yuri Gusev, Diretor Geral da Ukroboronprom.
“Hoje vemos os primeiros frutos desse contrato, os aviões que em breve vão decolar e servir às nossas Forças Armadas. Então, há um ano, poucas pessoas acreditavam que éramos capazes, que estávamos prontos e que faríamos isso. Hoje demonstramos não só a nossa capacidade, mas também as nossas ambições para novos contratos”, salientou Gusev.
O segundo An-178-100R (c/n 007) teve a construção iniciada entre março e maio deste ano, conforme noticiamos aqui, e espera-se que o voo inaugural ocorra no primeiro semestre de 2022. A montagem do terceiro jato (c/n 008) começou em agosto, e a previsão é que inicie os voos de testes no segundo semestre de 2022.
O An-178-100R é a primeira aeronave de transporte militar ucraniana equipada com motores turbojato, e foi desenvolvida principalmente para substituir a envelhecida frota mundial de An-26. A produção da aeronave envolve mais de 30 empresas nacionais, que produzem localmente 177 componentes, além de fornecedores estrangeiros da Europa, EUA e Canadá, que também estão envolvidos na produção do jato.
Desenvolvido a partir da versão civil An-148, o bimotor de transporte militar médio An-178 poderá transportar até 100 pessoas ou 18 toneladas de cargas. Está equipado com motores turbofan Progress D-436-148FM, que garantem uma velocidade de cruzeiro de aproximadamente 825 km/h, voando a uma altitude superior a 12 mil metros. O seu alcance, transportando 18 toneladas, é de aproximadamente 1.000 km, ou levando 10 toneladas poderá chegar a 4 mil km. O An-178 voou pela primeira vez em 7 de Maio de 2015, e atualmente passa pela fase de voos de ensaios visando a homologação.
O contrato inicial de três aeronaves destinadas para a Força Aérea da Ucrânia, tem a garantia estatal para a construção dos aviões. Esta foi a primeira vez que o país comprou aeronaves da Antonov, desde que se tornou independente em 1991.
Fonte: Antonov Company
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