Antonov 124 da Volga-Dnepr preso no Canadá será entregue para a Ucrânia. Como é de conhecimento, as companhias aéreas russas foram severamente afetadas com a decisão do Kremilin de invadir a Ucrânia no dia 24 de fevereiro. Bloqueios e sanções praticamente paralisaram as operações de muitas companhias aéreas, principalmente aquelas especializadas no transporte de cargas internacionais, como o caso da Volga-Dnepr.
A Volga-Dnepr opera uma frota de 17 jatos de transporte super-pesado, sendo 12 Antonov 124 e cinco Ilyushin-76TD. Além disso, o grupo ainda possui outras duas empresas, a ABC Air Bridge Cargo, com 18 Boeing 747-400F/747-8F, e a ATRAN com seis Boeing 737-400SF/737-800BCF.
Particularmente o caso de um Antonov 124 da Volga-Dnepr apreendido no Canadá está chamando a atenção. Dois dias após o início dos conflitos na Ucrânia, o An-124 matrícula RA-82078, estava em meio a uma missão internacional, cumprindo o voo “VDA 5854” transportando insumos para o combate ao COVID-19 da China para Toronto (Canadá), com escalas em Khabarovsk (Rússia) e Anchorage (EUA).
Seguindo recomendações internacionais para o impedimento da circulação de aeronaves russas, logo após o pouso do “VDA 5854” em Toronto, as autoridades do governo canadense emitiram um mandato para manter o jato da Volga-Dnepr no solo. Desde então, o RA-82078 foi rebocado para a taxiway “N” (November) do Aeroporto Internacional Toronto (YYZ/CYYZ), onde permanece completamente fechado, aguardando um destino.
A última novidade neste caso surgiu ontem (16/03), quando a jornalista Taisiya Yastremska, do portal de notícias sediado em Kiev, Zerkalo Nedeli (ZN), publicou que o An-124 apreendido no Canadá, será repassado ao governo ucraniano, para o transporte de armamentos e equipamentos em apoio ao combate contra a invasão russa.
Cabe lembrar que a companhia aérea ucraniana Antonov Airlines possui uma frota de sete An-124, sendo que cinco permanecem operacionais, pois estavam fora do país quando este foi invadido.
Abaixo uma listagem com a localização e possíveis condições dos 12 An-124 “Ruslan” da Volga-Dnepr.
@FFO