Aniversário do gigante Antonov An-225 Myria. O Antonov An-225 Mriya, maior avião do mundo, e destruído nos primeiros dias de invasão russa na Ucrânia, completou ontem (21/12/2022), 34 anos desde o seu voo inaugural em 1988. Uma imagem até então desconhecida, circula nas redes sociais mostrando o momento imediatamente após o hangar do An-225, no Aeroporto de Gostomel, ser atingido por um míssil russo, no fatídico dia 27 de fevereiro deste ano.
Desde então, quando a situação no país se tornou menos instável, e que a Antonov voltou ao Aeroporto de Gostomel, ela planeja construir o segundo An-225. O objetivo é terminar a montagem de uma célula semi-construída, e que está desde meados de 1994 armazenada em local não informado.
Recentemente, o a administração do Aeroporto Internacional de Leipzig/Halle (LEJ/EDDP) , na Alemanha, inaugurou uma exposição sobre o An-225 Mriya, para lembrar que o gigante ucraniano era visitante regular do local. Desde o início da guerra, a Antonov transferiu do Aeroporto de Gostomel, na Ucrânia, para Leipzig as operações da empresa, levando todos seus An-124 que não foram danificados, bem como cerca de 300 funcionários.
O embaixador da ucraniano na Alemanha, Oleksij Makejev, visitou a exposição e afirmou que “Leipzig não é apenas um lar para os aviões, mas também uma pista para o futuro”. O diretor-geral interino da Antonov, Yevhen Gavrilov, também visitou a exposição e conversou com os repórteres revelando detalhes sobre o objetivo da empresa de retomar a construção do segundo An-225.
Em novembro, o jornal alemão Bild publicou uma reportagem informando que a Antonov estava trabalhando na construção do segundo Myria “em um local secreto, estando cerca de 70% concluído”. A informação foi posteriormente corrigida por um comunicado da empresa.
“O trabalho começou. De acordo com estimativas de especialistas, atualmente existem cerca de 30% dos componentes que podem ser usados para o segunda aeronave. O custo de construção da aeronave está estimado em pelo menos 500 milhões de euros. No entanto, é muito cedo para falar sobre o valor específico. Informações mais detalhadas serão distribuídas após a vitória da Ucrânia na guerra”, disse a Antonov nas suas redes sociais.
A construção do segundo Mriya começou em 1989, dois anos antes do colapso da União Soviética. Apesar disso, a montagem da aeronave continuou até ser interrompida em 1994, quando sua construção foi considerada desnecessária. Desde então, a fuselagem permaneceu armazenada em um hangar da Antonov em Gostomel, entretanto o seu paradeiro é desconhecido.
Todos os componentes básicos da segunda fuselagem foram produzidos, incluindo as asas, nariz e a cauda. Engenheiros da Antonov estariam avaliando quais partes do antigo Mriya, destruídos pelos russos, podem ser utilizadas no segundo avião.
Enquanto isso, o Gabinete do Procurador-Geral da Ucrânia confirmou que as investigações estão em andamento para determinar se funcionários da Antonov cooperaram com agentes russos, o que teria facilitado para a destruição do Mriya. Ao mesmo tempo, um relatório preliminar do Serviço de Segurança da Ucrânia citou que funcionários da empresa não tomaram as medidas apropriadas para preservar o An-225 do ataque iminente, apesar das diversas advertências das autoridades.
@FFO