• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Anduril YFQ-44A realiza voo inaugural

1 de novembro de 2025
Anduril YFQ-44A realiza voo inaugural. Fotos: Anduril.
Anduril YFQ-44A realiza voo inaugural. Fotos: Anduril.

Anduril YFQ-44A realiza voo inaugural. A fabricante americana Anduril anunciou ontem (31/10), o voo inaugural do seu drone autônomo YFQ-44A, que chamou de “mudança radical na história na aviação de combate”.

Desenvolvido sob o programa Collaborative Combat Aircraft (CCA) da USAF, o YFQ-44A foi projetado operar ao lado de caças tripulados ou de forma totalmente autônoma, especialmente para missões de superioridade aérea em ambientes altamente disputados, com foco na redução de riscos e baixo custo operacional.

"Paquera" observa o YFQ-44A voando sozinho, sem nenhuma interferência humana. Foto: Anduril.
“Paquera” observa o YFQ-44A voando sozinho, sem nenhuma interferência humana. Foto: Anduril.

A Anduril informou que o primeiro voo do YFQ-44A foi semiautônomo: “Ele executou um plano de missão por conta própria, controlando suas manobras e potência do motor sem interferência humana. Seu retorno precisou apenas de um simples toque de botão, com um operador observando a distância”.

Desde a “prancheta” da engenharia até este primeiro voo, se passaram apenas 556 dias. Nessa primeira etapa serão avaliadas uma ampla gama de aspectos operacionais e sistemas da aeronave, incluindo performance, manobrabilidade, softwares e a integração de armamentos.

Da prancheta para o céu, foram apenas 556 dias. Foto: Anduril.
Da prancheta para o céu, foram apenas 556 dias. Foto: Anduril.

A empresa afirma que o sistema de armas integrado ao YFQ-44A foi desenhado para processar dados rapidamente, identificar os alvos e atacá-los sem a interferência humana, enquanto o software de controle de voo monitora sozinho a performance e a saúde da aeronave para mantê-la na missão conjunta com outros CCAs.

“Projetamos o YFQ-44A para atender um pedido da USAF: aumentar a sobrevivência, a letalidade e a eficácia da missão, operando em conjunto com caças tripulados ou de forma independente. Ao longo do programa de voos de testes conjuntos com a USAF vamos desenvolver conceitos e táticas de colaboração entre aeronaves tripuladas e não tripuladas para nortear a forma como integramos e combatemos as aeronaves verdadeiramente autônomas”, informou a fabricante.

O YFQ-44A será produzido no Arsenal-1 da Anduril, uma nova instalação de 465 mil metros quadrados em Columbus, Ohio. A empresa planeja iniciar a produção de novos protótipos no primeiro semestre de 2026, enquanto finaliza e refina o método de produção em larga escala do seu drone CCA.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login