Anduril apresenta nova família de mísseis Barracuda pensados para um conflito em grande escala. A Anduril Industries revelou a nova família de mísseis de cruzeiro “Barracuda”, classificada pela empresa como Veículos Autônomos Descartáveis (AAV) movidos a jato. São armas de baixo custo e produção simplificada que tem como objetivo aumentar os estoques das forças armadas dos EUA e seus aliados.
“O Barracuda foi desenvolvido especificamente para um combate em massa. Projetado para uma fabricação em hiperescala, as taxas de produção do Barracuda são pensadas para acompanhar o ritmo da ameaça e podem ser dobradas sob demanda para atender a picos de demanda de curto prazo”, diz a empresa em seu site.
Produzidas em grandes quantidades por mão de obra minimamente treinada e ferramentas não especializadas, essas armas podem transportar uma variedade de cargas úteis, pois são altamente atualizáveis através de software de arquitetura aberta.
O Diretor de Estratégia da Anduril, Chris Brose, disse em entrevista coletiva nesta semana que “a família Barracuda é parte de um pensamento que os EUA precisam de um arsenal 10 vezes maior que atual de armas de precisão, para deter a China e não ficar sem munição nas primeiras semanas de um eventual grande conflito.”
Três modelos do Barracuda estão passando por testes em voo atualmente:
Barracuda 100 – destinado a equipar tropas terrestres e helicópteros. O míssil pode transportar uma carga útil de 35 lb (15,9 kg) e atingir uma velocidade de até 500 nós (916 km/h). Ele tem um alcance de 85 milhas náuticas (155 km) se lançado do ar e 60 nm (110 km) se lançado do solo.
Barracuda 250 – dimensionado para ser transportado nos compartimentos internos de aeronaves furtivas, mas também pode ser transportado externamente por caças táticos e lançado de plataformas terrestres ou marítimas. Com desempenho similar ao “100”, pode transportar uma carga útil de 35 lb (15,9 kg) e atingir uma velocidade de até 500 nós (916 km/h), mas tem maior alcance, chegando até 200 nm (366 km) se lançado do ar ou 150 nm (275 km) se lançado da superfície.
Barracuda 500 – é o de maior porte, podendo ser lançado por caças táticos ou de forma paletizada por aviões de transporte como os C-130 ou C-17. Transportando uma carga util de mais de 100 lb (45,4 kg)., ele tem um alcance de até 500 nm (916 km).
“A família AAV Barracuda foi projetada para reconstruir o arsenal americano de munições guiadas de precisão e veículos aéreos. Ela apresenta comportamentos autônomos avançados e outros recursos definidos por software. As altas velocidades, grande manobrabilidade e alcance estendido são possíveis graças aos motores turbojatos. O resultado é um sistema de armas altamente inteligente e de baixo custo, capaz de realizar missões de ataque direto, stand-in ou stand-off de acordo com os requisitos existentes, mas rapidamente adaptável às necessidades de missões futuras devido ao seu alto grau de modularidade e capacidade de atualização”, afirma a empresa.
@FFO