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ANAC concede homologação RNP-AR 0.1 para a Azul operar no RJ

14 de julho de 2021
ANAC concede homologação RNP-AR 0.1 para a Azul operar no RJ (Foto: RFA).

ANAC concede homologação RNP-AR 0.1 para a Azul operar no RJ. A companhia aérea Azul anunciou que no último dia 03 de julho, recebeu da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) a homologação RNP-AR 0.1 para os seus Airbus A320neo. Com este procedimento, essas aeronaves poderão realizar procedimentos de aproximação para o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (SDU/SBRJ), com menores limites operacionais de teto e visibilidade.

Com esta homologação, a empresa aérea espera que sejam reduzidos os números de voos que tenham que alternar o Aeroporto Internacional do Galeão, em caso de o Aeroporto Santos Dumont apresente condições meteorológicas adversas para pouso. Por enquanto, a certificação é exclusiva para aeronaves Airbus A320neo.

Considerado o mais exigente dentre as certificações da ANAC, o procedimento de precisão RNP-AR 0.1, reduz os limites operacionais para pouso no Santos Dumont. A partir de agora, os A320neo da Azul poderão continuar a aproximação para o aeroporto central carioca sob condições IFR (Regras de Voo por Instrumento), com camada de nuvens de até 300 pés (91 metros), ou seja, mais de três vezes inferior aos limites operados anteriormente, de até 950 pés (290 metros).

Carta de aproximação RNP para a pista 02R do Aeroporto Santos Dumont (Fonte: AIS WEB).

“O RNP-AR 0.1 é uma navegação baseada em satélites e que exige uma sintonia muito precisa entre aeronave, operador aéreo e a tripulação. Conquistar essa autorização era fundamental para a operação no Santos Dumont, já que ela amplia o nosso patamar operacional, mantém a segurança das aeronaves e torna a Experiência Azul para quem voa – de e para o Santos Dumont – muito mais completa. Esse projeto fluiu de forma fantástica e com muito engajamento de todos os participantes e nossa expectativa é de reduzir o número de voos alternads em 23%”, destacou Guilherme Holtmann, Gerente Geral de Flight Standards e Treinamento da Azul, que comandou os treinamentos para a certificação da aeronave.

Para obter a certificação, foram envolvidas diversas áreas internas da Azul, além de equipes da ANAC. “Só da Azul foram mobilizados cerca de 30 profissionais, entre pilotos, engenheiros, controladores de voo e planejadores de escala. E cumprimos todas as etapas do processo em menos de quatro meses, antes do prazo estabelecido pelo comitê executivo da companhia. Realizamos mais de 75 voos comerciais simulando o procedimento e treinamos cerca de 170 pilotos também nos simuladores até a aprovação final da Anac”, salienta Holtmann.

O próximo objetivo da companhia é iniciar os trabalhos para certificar a frota de jatos Embraer 195E2, para operações em procedimento RNP-AR 0.1.

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