A LONGBOW Limited Liability Company (LBL), uma joint venture entre a Northrop Grumman Corporation e a Lockheed Martin, entregou em junho de 2020 o 500º Radar de Controle de fogo APG-78 LONGBOW (FCR) para um helicóptero de ataque Boeing AH-64E Apache pertencente a Força Aérea do Qatar.
O APG-78 trabalha com o Sistema de Designação de Aquisição de Alvos Modernizado (MTADS – Modernized Target Acquisition Designation System) que foi desenvolvido e implementado pela primeira vez no AH-64D Apache. O radar fornece um TPM (Terrain Profile Mode) para a conscientização situacional, a fim de evitar o terreno, que inclui condições climáticas e do campo de batalha, um Ground Target Mode (GTM), um Air Targeting Mode (ATM) e no AH-64E um novo Maritime Targeting Mode (MTM).
“A equipe da LONGBOW fornece sistemas há mais de 20 anos ao exército dos EUA e 13 aliados internacionais”, disse Shalini Gupta, vice-presidente da LBL e diretora de programas da LONGBOW na Northrop Grumman.
“A entrega da 500ª unidade é um reconhecimento das significativas capacidades de desempenho operacional de reconhecimento, ataque e segurança que nosso radar LONGBOW oferece à comunidade global de clientes”, complementou.
O LONGBOW FCR fornece às tripulações aéreas do Apache a detecção automática de alvos, localização, classificação e priorização, permitindo o rápido enjangamento com vários alvos em todas as condições climáticas em vários tipos de terreno. Os aprimoramentos do software FCR da versão 6, fornecem novos modos e recursos operacionais, incluindo marítimo, alvo único e modo de vigilância de 360 graus, além de capacidade de alcance de detecção estendida contra alvos terrestres, aéreos e marítimos.