AMI terá uma nova base de F-35A até o final de 2022. A Aeronautica Militare Italiana (AMI) anunciou que terá uma segunda base aérea pronta para abrigar os F-35A até o final deste ano. Será a Base Aérea de Ghedi, na região da Lombardia, província de Bréscia no norte da Itália. Os trabalhos estão em andamento para permitir a instalação de F-35A junto ao 6º Stormo, que atualmente voa com os Tornados IDS e ECR.
Na semana passada, o primeiro F-35A (MM7366/6-01) destinado ao 6º Stormo pousou em Ghedi sendo incorporado oficialmente a unidade em uma cerimônia com a presença de comandantes seniores da Força Aérea. Até agora, a Itália recebeu 16 dos 60 F-35 que planejados, onde dois dos quais estão atualmente locados nos Estados Unidos para conversão de pilotos, 13 no 32º Stormo em Amendola e um no 6º Stormo.
O F-35A do 6º Stormo, após a cerimônia regressou a Amendola onde permanecerá até a conclusão das obras. Um segundo F-35 será anexado ao 6º Stormo em julho. “Uma reforma em grande escala está em andamento em Ghedi para acomodar o F-35″, disse um porta-voz. “De acordo com os planos, a base estará pronta até o final do ano — com uma configuração inicial — para acomodar os novos aviões”, acrescentou.
À medida que os F-35A foram entregues ao 6º Stormo, os Tornados dos três Gruppos (102º, 154º e 155º) vão ser gradualmente desativados até 2027. A montagem final dos F-35 da AMI está ocorrendo na linha de montagem final da Base Aérea de Cameri, no norte da Itália pelo Leonardo. A Itália também vai comprar 30 F-35B, divididos igualmente entre a Força Aérea e a Marinha, sendo que três “Bravos” já foram entregues até agora à Marinha e um à Força Aérea.
@CAS