A Aeronautia Militare Italiana (AMI) recebeu seus dois primeiras treinadores Leonardo M-345 (designados na AMI como T-345A). As duas aeronaves foram entregues no dia 22 de dezembro no aeroporto de Venegono, no noroeste da Itália, onde fica a linhas final de montagem final (FAL) da Divisão de Aeronaves e Helicópteros da Leonardo. Os dois M-345 saíram de Venegono dia 22 para Pratica di Mare, casa do Reparto Sperimentale Volo (Ala de Teste da Força Aérea Italiana) onde pernoitaram para no dia seguinte, seguirem para sua nova casa: Lecce- Galatin.
Hoje, 23 de dezembro, ambos os T-345A chegaram a Base Aérea de Lecce-Galatina, no sudeste da Itália, já com as marcas de sua nova unidade: o 61º Stormo. Os primeiros T-345A são o MM55234/61-202 e o MM55235/61-203. Curiosamente, as aeronaves receberam os códigos na faixa “61-2xx”, que não são empregados pelas aeronave em Lecce – caso o MB-339A (AMI T-339A), o MB-339CD (AMI FT-339C) e o M-346A (AMI T-346A).
O M-345 é uma evolução do treinador S-211, que também compartilha algumas peças e sistemas com o M-346. O M0345 é impulsionado por um motor turbofan Williams FJ44-4M-34 com 1.540 kg (3.400 lb) de empuxo. Seu teto de serviço é de 40000 pés com fatores de a uma velocidade máxima de 380 KTAS ou 425 KTAS a 20.000 pés. O alcance máximo é relatado como 760 nm na configuração limpa e 1.000 NM com tanques de combustível externos.
A Força Aérea Italiana encomendou 18 M-345A (com opção para mais 27) que irão substituir os MB-339. O T-345A será usado para o treinamento da Fase 2 e da Fase 3, onde os alunos obtêm suas Licenças de Piloto Militar antes de passar para a Fase 4, onde voam o T-346A. Além do 61º Stormo o M-345 irá ser empregado pela equipe acrobática da AMI, os Frecce Triolori.
@CAS