AMI quer proteger seus KC-767A. A Aeronautica Militare Italiana (AMI) ou Força Aérea Italiana está procurando proteger seu avião-tanque de transporte KC-767A, implementando sistemas de autoproteção enquanto realiza o reabastecimento ar-ar.
AMI quer proteger seus KC-767A. A ideia é dar autoproteção a aeronave, enquanto realiza missões de Reabastecimento em Voo (REVO), instalando sistemas de proteção contra mísseis infravermelhos, contramedidas eletrônicas e sistemas de alerta radar.
O Boeing KC-767A é uma versão de transporte e REVO criada a partir do Boeing 767-200ER. Ele antecede o atual KC-46A Pegasus e basicamente mantêm a mesma estrutura da aeronave comercial, capaz de realizar voos de transporte e REVO com dois pods nas asas (probre and drogue) e um sistema de flying boom na fuselagem (lança).
Quatro KC-767A foram vendidos a AMI, que com seis KC-130J foram a base das aeronaves de reabastecimento em voo italianas. As quatro unidades são matriculadas MM62226/14-01 a MM62229/14-04, sendo recebidas a partir de janeiro de 2011.
Os KC-767 poderão de beneficiar das atualizações de sobrevivência que estão sendo implementadas nos KC-46A, como melhor proteção CBRN (Chemical, Biological, Radiological and Nuclear), contramedidas infravermelhas (IR), reforço EMS (Electronic counter-Measures Systems) e blindagem na fuselagem.
Contudo, a melhoria dos KC-767A está atualmente além das capacidades econômicas da Força Aérea Italiana. Se o serviço começar a adicionar mais capacidades, incorrerá em mais custos, que podem interferir em outros projetos, como o de adquirir novos reabastecedores.
A Itália já apresentou um plano para adquirir seis novos KC-464A Pegasus. A Itália seria o quarto operador, depois dos EUA, Japão com duas e Israel, que adquiriu quatro. Se concluída a aquisição, a AMI irá designar eles como KC-767B.
@CAS