AMI implantará MC-27J Praetorian até 2030. A Força Aérea Italiana ou Aeronautica Militare Italiana (AMI) confirmou em 27 de janeiro que vai implantar a aeronave de operações especiais Leonardo MC-27J Praetorian até 2030. Um porta-voz da AMI disse que o desenvolvimento e a produção em série do sistema de missão paletizada roll-on/roll-off Pretorian está programado para ser concluído até 2030.
Ao todo, 12 aeronaves de transporte tático C-27J da AMI continuarão a desempenhar seu papel de transporte de passageiros/carga, porém terão novas funções de operações especiais (incluindo controle tático; inteligência, vigilância/reconhecimento; comunicações, comando e controle). Sendo assim a AMI não irá encomendar aeronaves de transporte tático C-27J adicionais, otimizando a atual frota.
No início de dezembro de 2021, o Estado-Maior de Defesa italiano apontou durante uma sessão parlamentar de seu comitê de defesa que pelo menos quatro sistemas pretorianos serão desenvolvidos em três fases, entre 2021 e 2030.
A primeira fase consiste no desenvolvimento e integração de um Leonardo Airborne Tactical Observation Surveillance System (ATOS) em um protótipo do MC-27J Praetorian para obter uma configuração de capacidade operacional inicial (IOC – Initial Operational Capability) limitada.
A Fase 2 prosseguirá com a integração do sistema Praetorian, com uma nova configuração de aviônicos – que se tornará o padrão em toda a frota de C-27J – juntamente com o desenvolvimento da configuração de capacidade operacional final (FOC – Full Operational Capability) do Pretorian para mais três aeronaves.
A Fase 3 extenderá a configuração para as aeronaves restantes. Todas as três fases incluem suporte logístico para a aeronave MC-27J Pretorian e para o sistema de missão feitas pela Leonardo.
@CAS