• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Americana CX2 desenvolve drone leve para guerra eletrônica

11 de dezembro de 2025
Americana CX2 desenvolve drone leve para guerra eletrônica. Fotos: CX2.
Americana CX2 desenvolve drone leve para guerra eletrônica. Fotos: CX2.

Americana CX2 desenvolve drone leve para guerra eletrônica. A CX2, empresa americana de tecnologia de defesa, apresentou o Wraith, uma plataforma não-tripulada leve de guerra eletrônica (EW), projetada para detectar, geolocalizar e rastrear bloqueadores, radares e outros emissores de radiofrequência em ambientes de alto risco e sem GPS.

Concebido para operar em ambientes contestados, o Wraith fornece às forças terrestres uma visão clara do espectro de radiofrequência. A CX2 descreve o sistema como um drone autônomo do Grupo 2, capaz de operar de forma independente usando um software de navegação personalizado, sem depender de GPS.

“Os campos de batalha modernos estão saturados de bloqueadores de GPS e de FPV, links de comando e controle (C2) e estações terrestres de drones. Se você não consegue localizar essas ameaças, não consegue manobrar”, afirma a CX2 em comunicado. “O Wraith consegue localizar esses emissores, mesmo sob forte interferência, e fornece às pequenas unidades os dados de localização de que precisam para operar com eficácia. Ele gera um mapa de calor espectral preciso que revela a origem dos sinais e permite que os operadores confirmem visualmente cada ponto para uma localização rápida dos alvos”, detalha a empresa.

O Wraith foi projetado para operar em ambientes com espectro de rádiofrequência altamente contestado. Foto: CX2.
O Wraith foi projetado para operar em ambientes com espectro de rádiofrequência altamente contestado. Foto: CX2.

Com design compacto e leve (cerca de 14,5 kg), o Wraith combina múltiplos sistemas de inteligência e de direcionamento em uma única plataforma. Para navegação, utiliza um sistema GNSS personalizado e navegação em camadas sem GPS para operação autônoma, além de contar com um mecanismo de classificação de sinais capaz de identificar ameaças de radiofrequência em ambientes eletromagnéticos complexos.

Uma vez identificadas as fontes de radiofrequência, o drone utiliza um sensor eletro-óptico/infravermelho (EO/IR) com gimbal para confirmar visualmente e rastrear os alvos. O sistema de software embarcado CX2-OS, fornece mapeamento térmico e sobreposições de direcionamento de emissores para aprimorar o conhecimento situacional das unidades em campo.

O Wraith é um drone autônomo capaz de operar de forma independente usando um software de navegação personalizado, sem depender de GPS. Fonte: CX2.

“O Wraith permite que as forças terrestres vejam o campo de batalha invisível”, disse Porter Smith, cofundador da CX2. “Se você conseguir encontrar emissores importantes, pode iniciar a cadeia de destruição. E hoje em dia, tudo emite. O Wraith ajuda os combatentes a fazer isso mesmo quando seus outros recursos estão invisíveis.”

Com uma autonomia de aproximadamente 45 minutos de voo, o Wraith está em conformidade com a Lei de Autorização de Defesa Nacional dos EUA (NDAA), que restringe o uso de componentes eletrônicos não nacionais em sistemas críticos de defesa.

O sistema de comunicação integrado do drone suporta transmissão de dados resiliente mesmo em condições eletromagnéticas degradadas, e o software Pathfinder integrado permite que ele manobre em ambientes sem GPS, utilizando entradas de antena multibanda e navegação assistida por IA.

Segundo a CX2, a natureza autônoma do Wraith e suas capacidades de fusão de sensores permitem que ele opere isoladamente ou como parte de um sistema em rede, atendendo à crescente necessidade de soluções não tripuladas escaláveis ​​em missões de guerra eletrônica e reconhecimento.

Fonte: CX2

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login