Alto funcionário venezuelano sugere operação militar na Colômbia semelhante à da Rússia na Ucrânia. O segundo líder mais importante do governo venezuelano e vice-presidente do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), Diosdado Cabello, sugeriu uma operação militar na Colômbia, semelhante à que a Rússia está realizando na Ucrânia. A declaração deCabello foi feita durante uma coletiva de imprensa do seu partido político no início desta semana.
“Uma nova ordem mundial vai sair disso, pelo que acontece na Ucrânia…não sou especialista no assunto, mas quanto mais o tempo passar, pior para os nazistas ucranianos porque a desnazificação será de raiz e a desmilitarização…” disse o político, que completou em tom de deboche: “Alguém disse por que não aproveitam para descocainizar a Colômbia, vamos ver o que resta”.
Nas últimas semanas, as Forças Armadas Nacionais da Venezuela (FANB) enviaram veículos blindados, artilharia de campanha, atiradores-de-elite e helicópteros de ataque para o estado de Apure, na fronteira com a Colômbia. O motivo para esse deslocamento é a realização da “Operação Escudo Bolivariano 2022 Vuelvan Caras”, cujo objetivo é desmantelar grupos armados que cometem crimes na zona fronteiriça.
Imagens divulgadas pelas FANB, podem ser vistos um grande número de armas estratégicas e sistemas ofensivos, incluindo peças de artilharia de campanha, rebocadas e autopropulsadas, além de lançadores de foguetes múltiplos (MLRS), veículos blindados de transporte de pessoal e de infantaria.
Especificamente, o Exército Bolivariano enviou pelo menos quatro sistemas de artilharia de saturação com foguetes BM-21 Grad, uma bateria com quatro obuses autopropulsados 2S19 MSTA-S 152mm, um batalhão com 24 tanques leves Scorpion 90 , uma companhia de infantaria blindada de combate com 10 BMP-3, mais de uma dezena de caminhões e veículos de apoio, veículos blindados BTR-80A, obuses rebocados M101A1 (105/22 mm)/ M114A1 (155/23 mm) e obuses autopropulsados Nexter AMX-13 Mle. Além desses veículos terrestres, foi enviado para a região um destacamento de apoio aéreo composto por helicópteros Mi-17V-5 e Mi-35M2.
“A partir da Zona Operacional de Defesa Abrangente Apure, a FANB continua a busca por Grupos Terroristas Armados Narcotráficos colombianos, implantando unidades de combate tático para reconhecimento e fortalecimento da segurança no setor de Santa Rita. É assim que as unidades da FANB participam da Operação Escudo Bolivariano 2022 “Vuelvan Caras” para erradicar os grupos terroristas que pretendem gerar ansiedade na faixa fronteiriça de Apure” , informou em comunicado à imprensa.
Essa demonstração de força ocorre depois que as FANB da Venezuela anunciaram em meados de fevereiro o envio de mais de 10.000 soldados para a fronteira do estado de Apure. Essa mobilização de tropas venezuelanas ocorreu durante a visita de uma delegação norte-americana à Colômbia.
Por sua vez, o presidente colombiano Iván Duque afirmou que diante de qualquer provocação do regime de Maduro, a sua nação estaria preparada para responder em vários contextos.
@FFO