Aliados realizam Elephant Walk com mais de 30 aeronaves no Pacífico. Mais de 30 aeronaves da USAF, US Navy, USMC (Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA), Força Aérea Real Australiana (RAAF), Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF), Armée de l’Air et de l’Espace Francesa (AAE) e da Força Aérea da República da Coreia (ROKAF) participaram de uma “Elephant Walk” (Caminhada do Elefante) no dia 05 de fevereiro.
As 33 aeronaves reunidas sobre a pista da Base Aérea de Andersen, em Guam, no Pacífico, estavam envolvidas no Exercício Multinacional Cope North 2024. Participaram do Elephant Walk diversos modelos de aeronaves como F-15 Eagle, F/A-18 Super Hornet, F-16 Figthing Falcon, Mitsubishi F-2, Airbus C295, Leonardo C-27J, C-130J Super Hércules, Airbus A400 Atlas; Boeing KC-135 Stratotanker e E-3 Sentry AWACS.
Liderados pelos EUA, o Exercício Cope North 2024 tem por objetivo integrar capacidades, compartilhar táticas e melhorar a interoperabilidade entre os cinco países participantes, com a execução de missões de combate e dissuasão conjuntas. “Os Estados Unidos não lutam sozinhos. As relações e o aumento das capacidades operacionais com os Aliados e parceiros são vitais para preservar um Indo-Pacífico livre e aberto”, afirmou o Comando Indo-Pacífico dos EUA (PACOM).
O Elephant Walk é um exercício desenvolvido para avaliar a prontidão operacional dos meios aéreos para realizar uma implantação massiva de aeronaves no menor tempo possível. O termo “Elephant Walk” surgiu na Segunda Guerra Mundial, quando as dezenas de bombardeiros aliados eram reunidos para decolagens simultâneas.
@FFO