“Alerta vermelho” do governo para o projeto E-7 Wedgetail da RAF. O projeto E-7 Wedgetail de Alerta Aéreo Antecipado e Controle (AEW&C) do Ministério da Defesa (MOD) Reino Unido, enfrenta novos obstáculos, de acordo com a Agência de Infraestrutura e Projetos (IPA) do governo. O Relatório Anual 2023-2024 recentemente divulgado pela IPA, indica que o projeto teve sua Avaliação de Confiança de Entrega (DCA) reclassificada de “âmbar” para “vermelho”.
A classificação “vermelha” indica sérias preocupações sobre a capacidade do projeto atingir seus objetivos. Uma ação corretiva imediata é necessária para abordar questões fundamentais, pois é improvável que o projeto tenha sucesso sem mudanças ou intervenções significativas. A seguir alguns pontos que o Relatório aponta para justificar esta classificação:
Riscos de Acessibilidade: o projeto está enfrentando pressões orçamentárias, exigindo ajustes completo no Business Case, esperado para o início do ano fiscal de 2024/25.
Atrasos na cadeia de suprimentos global: dificuldades no fornecimento de equipamentos e materiais sobrecarregaram ainda mais o cronograma do projeto.
Retenção de força de trabalho qualificada: empresas responsáveis pela modificação das aeronaves enfrentam grandes desafios para reter a mão-de-obra qualificada.
Complexidade para Certificação Aeronáutica: a crescente complexidade para obter as certificações aeronáuticas do projeto gerou novos atrasos no cronograma.
Apesar desses obstáculos, a data final do programa permanece fixada em 1º de junho de 2027. No entanto, o relatório observa que esse cronograma está sob revisão e pode sofrer alterações conforme os problemas forem resolvidos.
O custo total do projeto, ou Whole Life Cost (WLC), aumentou de £ 1,877 bilhão no ano Fiscal 2022/2023 para £ 2,053 bilhões no AF 2023/2024, refletindo a a decisão do MOD de liberar financiamento adicional para se alinhar às previsões atualizadas. Importante destacar que esta variação permanece dentro dos limites aceitáveis (0.4%), indicando forte controle financeiro apesar dos desafios.
O programa E-7 Wedgetail foi definido para substituir antiga frota de aeronaves E-3 Sentry (AWACS) da Royal Air Force (RAF) e fornecer ao Reino Unido uma capacidade AEW&C de 5ª geração equipada com um radar de matriz eletrônica de varredura multifuncional.
Esta tecnologia é vital para melhorar a consciência situacional e a eficácia operacional em ambientes contestados, apoiando os objetivos estratégicos de longo prazo do MOD. A interoperabilidade da aeronave com as forças aliadas garante sua integração em operações conjuntas, fortalecendo o papel do Reino Unido em parcerias globais de defesa.
Três Boeing 737NG civis foram adquiridos pela RAF para serem convertidos em plataforma E-7A AEW. Em outubro do ano passado, a primeira aeronave foi apresentada nas cores completas da RAF. Ela ainda segue no processo de integração e certificação dos equipamentos (saiba mais).
Embora a classificação “vermelha” indique riscos significativos para o projeto, o MOD está trabalhando ativamente para mitigar os desafios por meio de planejamento estratégico e alocação de recursos. A submissão do Full Business Case é um passo crítico para abordar questões de acessibilidade e entrega.
@FFO