Alerta de tsunami faz Japão evacuar caças na Base Aérea de Naha. A Base Aérea de Naha da Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF), situada na Ilha de Okinawa, efetuou uma movimentação incomum dos seus caças na semana passada. Diversos Mitsubishi F-15J Eagle foram levados para vias mais elevadas da Base devido a um alerta de tsunami.
Imagens divulgadas pelo Comando da JASDF nas redes sociais, mostraram dezenas de F-15J estacionados nas ruas internas da Base de Naha, capital da província de Okinawa. As aeronaves foram evacuadas do pátio do aeródromo após o alerta de tsunami causado pelo forte terremoto que atingiu Taiwan na quarta-feira (03/04).
“Em resposta ao alerta de tsunami de 03 de abril, a Base Aérea de Naha realizou um esforçou para confirmar a situação na área de Sakishima, ao mesmo tempo que evacuou caças F-15, veículos e equipamentos para altitudes mais elevadas para proteção”, disse o comunicado.
As aeronaves foram levadas para ruas internas, localizadas em áreas mais elevadas e afastadas do pátio de manobras. Isto já foi realizado em 2011, depois que um tsunami atingiu o Japão. Na ocasião um grande número de aeronaves (principalmente jatos Mitsubishi F-2) e veículos foram afetados e danificados.
A Base Aérea de Naha, situada no setor sul da Ilha de Okinawa, é uma importante instalação militar japonesa. O local abriga dois esquadrões de caças F-15J, dois esquadrões com treinadores Kawasaki T-4 e um esquadrão de vigilância com E-2C Hawkeye. Além da Força Aérea, o Exército (Força de Autodefesa Terrestre) e a aviação naval (Força de Autodefesa Marítima) também mantém esquadrões de helicópteros e aeronaves em Naha.
O terremoto que atingiu a costa leste de Taiwan na semana passada, alcançou uma magnitude de 7,2 (escala Richter), o maior em 25 anos. Foram registradas quase mil feridos, nove vítimas fatais e grandes danos na infraestrutura da cidade de Hualien. O terremoto gerou um alerta de tsunami para toda a região.
A Base Aérea de Hualien da Força Aérea de Taiwan (ROCAF) registrou pequenos danos nas aeronaves F-16V e F-5 da 5ª Ala Tática Composta. O Comando da ROCAF confirmou que pelo menos seis caças foram danificados e serão reparados.
@FFO