

Alemanha recebeu o primeiro Boeing P-8A Poseidon. O Comando de Aviação da Marinha Alemã (Marineflieger) recebeu oficialmente o primeiro Boeing P-8A Poseidon. A cerimônia de entrega ocorreu ontem (01) na Boeing em Seattle, Washington, e marca o início do fortalecimento da postura de defesa marítima e de dissuasão da Alemanha.
A aeronave, matrícula 63+01, é a primeira de oito Poseidons encomendados pelo governo da Alemanha com o objetivo de substituir a envelhecida frota de quadrimotores P-3C Orion da Marineflieger, modernizando e reforçando a sua capacidade nacional de vigilância e guerra marítima de superfície e antissubmarino.
A Boeing concluiu recentemente, em Seattle, a integração dos sistemas de missão no P-8A 63+01. Agora, o Escritório Federal de Equipamentos, Tecnologia da Informação e Suporte em Serviço da Bundeswehr (BAAINBw) realizará a análise de qualidade e validação dos sistemas, etapa que ocorrerá ainda nos Estados Unidos. A previsão é que o 63+01 voe para Ala Aérea Naval 3 “Graf Zeppelin”, em Nordholz, na Alemanha, no próximo mês.
Em junho de 2021 a Alemanha aprovou a compra de cinco aeronaves de patrulha marítima Poseidon, além de suporte e equipamentos relacionados. Com o início da guerra russa na Ucrânia em 2022 e o aumento da tensão militar na Europa, em 2023 o governo alemão aprovou um aumento no orçamento nacional de defesa e com ele a aquisição de mais três P-8A Poseidon adicionais.
Com datalinks de alta capacidade, avançados sensores, moderno sistema de missão de arquitetura aberta e alcance estendido — ampliado ainda mais por meio de reabastecimento em voo — tornam o P-8A ideal para guerra antissubmarino, vigilância de superfície e missões de busca e salvamento. Os P-8A da Alemanha se integrarão perfeitamente à rede de vigilância marítima da OTAN.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO