Alemanha quer adquirir helicópteros H145M armados. O Ministério da Defesa da Alemanha informou no dia 17 de março que quer comprar 82 helicópteros Airbus H145M e converter alguns deles em helicópteros de combate, para substituir sua frota de combate Airbus EC665 Tiger.
No ano passado, a Alemanha mudou sua política de defesa depois que a Rússia invadiu a Ucrânia, comprometendo US$ 107 bilhões para modernizar o Bundeswehr, as forças armadas da Alemanha. No mesmo movimento, Berlim, disse que não irá atualizar os EC665, devido a uma série de problemas operacionais, logísticos e de custos. Ao invés disto, prefere investir US$ 3,3 bilhões na compra de 82 Airbus H145 e armar 24 deles com sistemas e mísseis antitanque.
Se isto ocorrer, a Bundeswehr seria a primeira operadora de um H145M antitanque. Isto porque, apesar dos H-145M serem aprovados para uso militar, eles não são projetados como aeronaves de combate.
A Bundeswehr tem preocupações sobre a adequação H145 para missões de combate e como a Airbus irá prover a proteção da tripulação. Porém o Ministério da Defesa não considera isto um problema. A Bundeswehr através de nota do Serviço Técnico das Forças Armadas Alemãs como “uma decisão puramente política que ignora as necessidades operacionais”.
Hoje a Bundeswehr operara cerca de 24 H145M, distribuídos no Exército Alemão e na Luftwaffe. No Exército, 8 deles voam missões SAR no Transporthubschrauber — regiment 30 (THR30) sediados em Niederstetten (ETHN). Já na Força Aérea, 16 estão lotados na Waffensystemunterstützungszentrum 2 (WaSysUstgZ 2) e na Hubschraubergeschwader 64 (HSG64) sediados na Donauwörth HEL (EDPR) e na Laupheim (ETHL), respectivamente.
Os Tiger UHT estão a serviço apenas no Exército e por isto, os 24 propensos H145M armados deve ser destinado a esta força.
@CAS