Boeing CH-47F teria preferência da Alemanha. De acordo com informações não oficiais, o Ministério da Defesa da Alemanha teria aceito a oferta da Boeing para suprir o seu programa de aquisição de novos helicópteros de transporte pesados. A informação foi publicada em 16/04 pelo jornal Stuttgarter Zeitung.
O contrato envolveria a aquisição de um lote de 60 helicópteros Boeing CH-47F Bloco II, juntamente com um pacote de suporte logístico e treinamentos, o que deverá custar cerca de € 5,2 bilhões para os cofres alemães.
Um dos elementos-chave para essa decisão é a utilização dos CH-47 Chinook por diversos países da OTAN, como os Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha, Holanda, Espanha, Itália e Turquia. Além disso, a França também está considerando a aquisição dos helicópteros pesados da Boeing.
Caso se confirme, este será um importante revés para o Lockheed Martin e o seu helicóptero CH-53K King Stallion, para o qual a Alemanha tem sido considerada um cliente natural do este projeto, em substituição aos atuais Sikorsky CH-53G Stallion que equipam as forças armadas alemãs.
Atualmente os helicópteros CH-47F Chinook Block II são fabricados para as forças especiais dos Estados Unidos e para o Reino unido, o seu primeiro cliente estrangeiro. Os pedidos para o modelo não são grandes, e a chegada de um pedido para 60 novas aeronaves, iria acelerar o ritmo de produção na linha de montagem do CH-47 na Filadélfia.
Com o objetivo de fortalecer sua posição no mercado alemão, em março, a Boeing e a Airbus assinaram um acordo de cooperação que, em caso de vitória do CH-47F Chinook, será implementado um programa de suporte à operação dos helicópteros. Outros parceiros industriais da Boeing são AERO-Bildung GmbH, CAE GmbH, ESG Elektroniksystem- und Logistik-GmbH, Lufthansa Technik AG, Honeywell Aerospace e Rolls-Royce Deutschland Ltd. & Co. KG.
Fonte: ZBiAM
@FFO