Alemanha envia dois H145M para operações especiais em Cabul a pedido dos EUA. A Luftwaffe (GAF) enviou para o Afeganistão um par de helicópteros Airbus H145M, configurados para operações especiais. Eles irão realizar missões de apoio para cidadãos evacuar a cidade, e atuarão em conjunto com elementos do Kommando Spezialkrafte (KSK), ou Comando das Forças Especiais, a força de elite do Exército Alemão, que desde 16/08 enviou militares para o Aeroporto Internacional Hamid Karzai, em Cabul.
Os Alemães se juntam as forças britânicas e francesas, que realizam missões de resgate semelhantes fora do perímetro do aeroporto. Os militares americanos, por sua vez, ao menos publicamente, informam que não têm a intenção, ou capacidade, para fazer o mesmo tipo de missão.
A Alemanha anunciou em 20/08, que enviariam os H145M a bordo dos seus A400M, para atuar ao lado dos helicópteros do 160th Special Operations Aviation Regiment (SOAR) do Exército dos EUA, que estão no aeroporto.
Desde o início dos distúrbios em Cabul, os A400M e os A310 MRTT da Luftwaffe têm voado um número crescente de missões de evacuação de pessoas da cidade. O caos no aeroporto e arredores, inicialmente dificultou as operações. Andar pelas ruas de Cabul, controlada pelo Talibã, e chegar ao aeroporto, é uma missão potencialmente perigosa para estrangeiros e afegãos.
“Acabamos de informar ao Bundestag alemão que estamos ampliando a nossa operação no Afeganistão. Dois H145M estão sendo enviado para Cabul hoje. O objetivo é trazer aqueles que devem ser protegidos, desde o seu paradeiro em Cabul, até o aeroporto”, informou o Ministério da Defesa alemão nas suas redes sociais.
Entre 2015 e 2017, a Alemanha adquiriu quinze H145M, especialmente configurados para missões de apoio e suporte ao Kommando Spezialkrafte (KSK). O H145M é uma das variantes mais recentes do airbus H145, derivado do Eurocopter EC145. Eles são equipados com dois motores Turbomeca Arriel 2E, que lhes conferem uma velocidade aproximada de 130 knots. Como padrão da Airbus, eles vem glascockpit, aviônica digital e modernos sistemas embarcados. Conhecidos também pelo nome do programa sob o qual foram adquiridos, Light Utility Helicopter Special Operations Forces (LUH SOF), os helicópteros alemães têm uma série de características distintivas adicionais, incluindo provisões para equipamentos de descida fast-rope, sensores de aproximação de mísseis sensores e dispensadores de flares nos esquis.
Os H145M alemães podem ser armados com metralhadoras do tipo Minigun Gatling de 7,62 mm, conhecidas como G6 no serviço alemão, em suportes nas portas em ambos os lados da cabine. É possível ver em uma das fotos do carregamento, que pelo menos um H145M parece estar equipado com o suporte de canhão.
Ainda não se sabe exatamente como os militares alemães empregarão esses helicópteros no Afeganistão, mas o jornal Der Spiegel informou que o plano é usá-los para extrair indivíduos de áreas de Cabul e levá-los ao Aeroporto Internacional Hamid Karzai de segurança.
“O Bundeswehr enfatizou que os helicópteros do KSK deveriam ser usados apenas sobre Cabul. Além disso, todos os voos devem ser bem preparados, um ponto de encontro e sinalização combinada com a qual as pessoas a serem resgatadas possam se identificar com clareza. O tempo em terra deve ser o mais curto possível para que não haja aglomeração”, disse a reportagem do jornal alemão.
A reportagem também destacou que os H145M são relativamente pequenos, e serão especialmente úteis em operações na área urbana de Cabul, sendo capaz de pousar em telhados ou em pequenas áreas abertas em terra, para efetuar os resgates das pessoas. Os helicópteros também podem ajudar a fornecer cobertura aérea para as equipes em terra.
Em relação a quais indivíduos o KSK poderá estar resgatando, o governo alemão disse que está trabalhando para ajudar “os cidadãos alemães e outras pessoas em risco” a saírem do país com segurança. Há relatos de que menos de mil cidadãos alemães permanecem no Afeganistão.
Apesar dos relatos de que o Talibã deu garantias para que os estrangeiros saiam do país sem problemas, há inúmeros relatos de que a realidade local é muito diferente. A situação também é muito mais perigosa para os afegãos, especialmente aqueles que trabalharam com governos estrangeiros nas últimas duas décadas e agora correm o risco de represálias do grupo extremista que controla o país.
Pelo menos um cidadão alemão foi baleado (sem gravidade) enquanto viajava para o aeroporto. Um parente de um repórter afegão, que trabalhava para a emissora estatal Deutsche Welle na Alemanha, foi assassinado pelo Talibã, e outro membro de sua família ficou gravemente ferido.
Diante desses relatos, há dúvidas se os helicópteros H145M alemães poderão atuar em Cabul, sem a interferência do Talibã. Há apenas uma sensação de que as operações serão permitidas, mas não há nenhuma garantia formal de que isso aconteça. Se os helicópteros, ou os militares do KSK forem atacados e forçados a revidar, não é difícil supor que poderá se transformar em uma situação mais séria, podendo afetar nas operações de evacuação estrangeiras no aeroporto de Cabul.
Ao mesmo tempo, vale observar que há alguns dias, as forças britânicas e francesas estão conduzindo operações semelhantes fora do aeroporto, e não há relato de grande resistência do Talibã.
Enquanto isso, os militares dos EUA insistiram publicamente que estão totalmente focados nas operações no próprio aeroporto e não planejam enviar tropas para resgatar cidadãos americanos e estrangeiros na cidade. O presidente Joe Biden e outras autoridades americanas confirmaram que as tropas americanas estão ajudando as pessoas entrar no aeroporto, pelos muros e portões.
É importante notar, porém, que os meios do 160th SOAR seriam muito adequados para realizar missões semelhantes às que os alemães estão planejando realizar com seus H145M, e seriam capazes de fazer isso em uma escala muito maior. Equipado com helicópteros AH/MH-6 Little Bird, MH-60 Black Hawk e MH-47 Chinook, o 160th teria uma ampla gama de recursos, incluindo a capacidade de realizar missões de apoio aéreo aproximado altamente cirúrgicas.
Em uma declaração mais tarde, o Inspetor Geral do Bundeswehr, Eberhard Zorn, informou que os militares americanos solicitaram o envio de H145M para as operações de apoio.
“Esses helicópteros foram solicitados pelo lado americano. A maioria dos americanos voam para lá com helicópteros de grande volume, então eles precisavam de uma máquina menor no ambiente urbano de Cabul. Portanto, é sempre um esforço colaborativo. Isso significa que são operações aéreas reais”, disse a autoridade alemã para o Behörden Spiegel.
A Associated Press informou que forças americanas não especificadas, trabalhando com “vários aliados”, incluindo os britânicos, realizaram uma missão para resgatar um ex-oficial da Polícia Nacional Afegã e membros de sua família. O New York Times também noticiou esforços independentes realizados por seus próprios funcionários para ajudar os afegãos a chegar à segurança do aeroporto.
A situação no aeroporto e arredores continua tensa, e as operações de evacuação, que compartilham a única pista em operação, também enfrentam vários obstáculos burocráticose logísticos, que resultaram em congestionamento no lado dos militares e paralisação de voos comerciais por oito horas.
Tudo isso só aumenta as questões persistentes sobre quanto tempo pode levar para concluir todas as operações de evacuação estrangeiras planejadas. O presidente Joe Biden se comprometeu a tirar do país todos os americanos, bem como vários afegãos em risco, mas se recusou a dizer se a expectativa ainda era de que seria possível fazer isso até o final de o mês, quando toda a missão deve terminar.
Isso, é claro, não leva em consideração que o Talibã poderia mudar a sua posição a qualquer momento, que permite uma ilha militar estrangeira no aeroporto de Cabul, onde milhares de soldados estão estacionados. Qualquer ataque planejado e deliberado do Talibã contra forças estrangeiras no Aeroporto nternacional Hamid Karzai mudaria completamente o caráter das evacuações em andamento. Dependendo da rapidez com que a situação de segurança pode se desenvolver, as tropas no aeroporto podem ser forçadas a evacuar apressadamente, o que pode obrigá-las a abandonar grandes equipamentos, como helicópteros, que não pode ser rapidamente carregado em voos para fora do país.
Não importa como a situação em Cabul continue a evoluir, a implantação de dois helicópteros H145M na Alemanha ressalta que mais e mais governos estrangeiros estão chegando à conclusão de que não podem limitar suas atividades de evacuação apenas ao aeroporto. Não está claro como alguém pode razoavelmente esperar que a maioria dos estrangeiros, sem mencionar os afegãos em risco, cheguem ao aeroporto com segurança.
Fonte: The Drive