As Forças Armadas da Alemanha – Bundeswehr, anunciaram em 17 de setembro a criação da Unidade de Transporte Aéreo Multinacional (MNAU – Multinational Air Transport Unit), com sede na Base Aérea de Wunstorf, norte da Alemanha, onde fica a unidade de transporte com os Airbus A400M da Luftwaffe. Futuramente a unidade multinacional irá se mudar para a Base Aérea de Lechfeld, extremo sul do país, onde deverá receber 40 A400M alemães.
O MNAU é uma associação de países que visam o compartilhamento de aeronaves de transporte e reabastecimento em voo, com objetivo mútuo suportar as necessidades estratégicas, com economia de custos e recursos significativos. A gênese do MNAU remonta a 2017, quando o Bundeswehr permitiu que a criação de uma associação de transporte aéreo com participação multinacional.
O primeiro país integrante e cofundador da MNAU é a Hungria, que foi saudada pelo Tenente General Ingo Gerhartz, inspetor da Luftwaffe:
“O estabelecimento da equipe de implementação da MNAU é um marco no transporte aéreo militar multinacional. A integração do primeiro oficial técnico da Força Aérea Húngara, começa a cooperação internacional com nossos parceiros húngaros”.
O Oficial-Técnico Húngaro, Major General Nándor Killián, mudou-se para Wunstorf, onde trabalhará em conjunto com os alemães para a implantação da nova unidade internacional de transporte.
@FFO