Alemanha deverá comprar mais de 30 jatos furtivos F-35 Lightning II. A Alemanha deverá comprar caças Lockheed Martin F-35 Lightining II para substituir os seus envelhecidos Panavia Tornado IDS. Segundo duas fontes do governo alemão ouvidas pela Reuters, deverão ser adquiridos pelo menos 35 novos caças furtivos de quinta geração fabricados nos Estados Unidos.
Em serviço na Luftwaffe desde a década de de 1980, a frota de Tornados IDS/ECR (Interdiction and Strike/Electronic Reconnaissance) estão chegando ao fim de sua vida útil. Com a idade avançada das fuselagens, existe um aumento contínuo nos custos de manutenção desses aviões, com a consequente diminuição da disponibilidade operacional da frota. A previsão da Força Aérea Alemã é desativar gradualmente os seus Tornados entre 2025 e 2030.
Nos últimos anos, várias opções foram consideradas para encontrar um substituto para os Tornados IDS/ECR. Embora a informação não contenha detalhes, parece provável que os F-35 sejam usados para substituir a versão dos Tornado IDS, o que incluiu também o papel de vetor de ataque nuclear.
Para substituir os Tornados ECR, está em desenvolvimento a versão do Eurofighter ECR/SEAD (Electronic Combat Reconnaissance/Suppression of Enemy Air Defenses), que também cobre o requisito de ataque eletrônico IuWES (Luftgestützte Wirkung im Elektromagnetischen Spektrum). Há duas semanas, o chanceler Olaf Scholz demonstrou seu apoio ao programa franco-alemão Eurofighter ECR/SEAD.
A aquisição dos Lockheed Martin F-35 será um golpe para a Boeing, que havia oferecido os seus F/A-18 Super Hornet para substituir os Tornados da Luftwaffe, e contava com o apoio da ex-ministra da Defesa alemã Annegret Kramp-Karrenbauer.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO