Alemanha dá luz verde para Turquia negociar caças Eurofighter Tyhoon. A Alemanha autorizou que seu departamento de vendas de defesa avance com a negociação objetivando a venda de caças Eurofighter Typhoon para a Turquia, após inicialmente se opor ao negócio. A informação foi divulgada na quinta-feira (12) por uma fonte ligada ao Ministério da Defesa turco, durante uma entrevista coletiva.
“Continuamos trabalhando em relação à aquisição dos Eurofighter Typhoon, que poderá ser uma alternativa para atender às necessidades operacionais da nossa Força Aérea”, disse a fonte, acrescentando que a questão estaria na pauta durante a visita do Ministro da Defesa britânico, John Healey, a Ancara na próxima semana. A recente sinalização positiva da Alemanha poderá acelerar o processo de negociação dos aviões.
Ano passado, o governo turco procurou representantes do consórcio Eurofighter na Grã-Bretanha e na Espanha, demonstrando interesse em comprar 40 caças Typhoon. A Alemanha, outro membro do consórcio, foi contra o negócio a venda para os turcos.
Na terça-feira, o ministro da Defesa turco, Yasar Guler, disse que os esforços da Grã-Bretanha, Itália e Espanha convenceram a Alemanha a dar uma “resposta positiva” após “resistir por um longo tempo”.
A Força Aérea Turca planeja adquirir 20 novos caças Typhoon da versão mais recente, com opção de compra de 20 adicionais. Até o momento, mais de 550 caças Eurofighter Typhoon foram entregues para oito países, incluindo Áustria, Catar, Omã e Arábia Saudita, além dos quatro países membros do consórcio Eurofighter, Alemanha, Grã-Bretanha, Itália e Espanha.
Em agosto deste ano, a Turquia assinou um acordo com os Estados Unidos, envolvendo a compra de 40 caças F-16V Bloco 70, além de 79 kits de modernização para seus atuais F-16 existentes.
Fonte: Reuters
@FFO