Alemanha compra 82 helicópteros de ataque Airbus H145M. A Alemanha firmou contrato para a aquisição de 62 novos helicópteros de ataque leve Airbus H145M, com opção de mais 20 unidades adicionais posteriormente. O anúncio foi divulgado hoje (14/12) pela Airbus Helicopters e pela Bundeswehr ou Forças Armadas Alemãs.
“Este é o maior pedido já feito para o H145M. O contrato também inclui o fornecimento de suporte, treinamento e serviços por sete anos”, informou a Airbus Helicopters em seu comunicado oficial. As primeiras entregas deverão ocorrer em 2024, menos de um ano após a assinatura do contrato.
“Garantiremos que a Bundeswehr receba os helicópteros de acordo com o cronograma de entrega muito ambicioso, que inclui as primeiras entregas em 2024, menos de um ano após a assinatura do contrato”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters.
A distribuição dos novos H145M será de 57 unidades para o Heeresflieger, ou Comando de Aviação do Exército e 05 exemplares para o Comando das Forças Especiais da Luftwaffe, que atualmente já opera com 16 helicópteros deste modelo.
O H145M é um helicóptero militar multifuncional armado para missões de ataque leve, que pode receber uma ampla gama de kits com sistemas eletrônicos de autoproteção, proteção balística, dispositivos de desembarque rápido por rapel, guincho externo, equipamentos para uso marítimo, entre outros. O helicóptero também possui poderosos sensores de reconhecimento para missões noturnas.
Equipado com dois motores Turbomeca Arriel 2E gerenciados pelo sistema digital FADEC, os H145M tem aviônicos Helionix, piloto automático de quatro eixos de alto desempenho, o que reduz consideravelmente a carga de trabalho dos pilotos em missão. A Airbus informou que futuramente os novos H145M da Alemanha poderão incluir opções para futuras capacidades de missão, como a integração de equipes tripuladas e não tripuladas, datalink e sistemas de comunicação atualizados.
@FFO