Alemanha aumenta pedido para oito Boeing P-8A Poseidon. O Comitê de Orçamento do Parlamento da República Federal da Alemanha (Bundestag) aprovou recentemente a liberação de 1,1 bilhões de euros para a aquisição de mais três aviões de patrulha marítima Boeing P-8A Poseidon. Com isso, o pedido total sobe para oito aeronaves deste modelo destinadas para a frota da Aviação Naval da Marinha da Alemanha (Marineflieger).
A informação foi confirmada pelo Comandante da Marineflieger, o Capitão-de-Mar Broder Nielsen, (Marineflieger): “O comitê orçamentário do Bundestag aprovou a aquisição de mais três Poseidons P-8A. Uma boa e importante decisão para a capacidade operacional da aviação naval alemã”, disse o Oficial nas suas redes sociais.
Originalmente, em junho de 2021 o Bundestag aprovou a compra de cinco aeronaves de patrulha marítima Poseidon, além de suporte e equipamentos relacionados. Os novos P-8A começarão a substituir a envelhecida frota de oito quadrimotores Lockheed P-3C Orion que se aproxima do final da sua vida útil operacional.
Como resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro de 2022, a Alemanha aprovou no ano passado um amplo aumento no orçamento nacional de defesa através de um fundo especial (Söndervermögen), cujo valor aproximado é de 100 bilhões de euros. A compra dos P-8A adicionais é uma das ações oriundas deste pacote de defesa ampliado.
Espera-se que as primeiras cinco aeronaves P-8A Poseidon sejam entregues à Marineflieger até o final de outubro de 2024.
@FFO