Alemanha aprova a compra do AIM-120C/D AMRAAM. A Comissão Orçamental Parlamentar da Alemanha aprovou o pedido do Ministério da Defesa (MoD) para a compra de mísseis ar-ar de médio alcance (BVRAAM) Raytheon AIM-120C Advanced Medium-Range Air-to-Air Missile (AMRAAM) via FMS com os EUA em 17 de maio de 2024.
Atualmente, o Departamento de Estado dos EUA ainda não processou a decisão e a Agência de Cooperação para a Segurança da Defesa (DSCA) ainda não notificou o Congresso da possível venda a um aliado europeu e membro da OTAN.
Embora o número de mísseis não tenha sido revelado, o Ministério da Defesa calcula que o valor total da encomenda seja de aproximadamente €178 milhões (US$ 193,4 milhões). O acordo sobre a aquisição de mísseis guiados adicionais deste tipo está previsto para setembro de 2024. Até lá a DSCA deverá notificar o congresso.
A Luftwaffe implantará esses mísseis, fabricados pela Raytheon, uma subsidiária da RTX, em seus 140 Eurofighter Typhoon. O número e tipo de mísseis que um Eurofighter utiliza depende das missões de combate encarregado de realizar.
O AIM-120C/D AMRAAM está em serviço na USAF, US Navy e USMC, bem como em diversas nações aliadas dos EUA. Foi entregue a mais de 36 países e completou mais de 1,8 milhão de horas de transporte em cativo e 2.900 disparos reais. Tem comprimento de 3,6 metros, diâmetro de 17,7 cm, envergadura de 52,5 cm e peso de lançamento de 150,7 kg. Ele pode transportar uma ogiva de fragmentação de explosão altamente explosiva de 18,1 kg a um alcance máximo entre 20 nm e 30 nm.
@CAS