• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Alemanha aposentou o Bell UH-1 “Huey” depois de 53 anos em serviço

12 de outubro de 2021

Nach genau 54 Jahren und drei Monaten Flugdienst endet mit dem letzten Flug in Richtung Bückeburg der Bell UH-1D 73+08 eine Ära, am 23.06.2021.

Alemanha aposentou o Bell UH-1 “Huey” depois de 53 anos em serviço (Foto: Bundeswehr).

Alemanha aposentou o Bell UH-1 “Huey” depois de 53 anos em serviço. Recentemente um forte som ecoou sobre o Hubschrauber Museum, ou Museu do Helicóptero de Bückeburg, na Baixa Saxônia. Alemanha. Ele era produzido pelas 324 rotações por minuto do potente motor de um helicóptero Bell UH-1D “Huey”, chamado de “batedor de tapetes” pelos militares das Forças Armadas Alemãs (Bundeswehr).

No último dia 23 de junho, o Bell UH-1D “Huey” da Luftwaffe (78+03), realizou o seu pouso final na região de Bückeburg, ostentando uma pintura especial preta e laranja, com soldados acenando e as palavras “Goodbye Huey”. Este foi o descomissionamento oficial do “Huey”, doado para o Museu do Helicóptero de Bückeburg, depois de encerrar uma turnê de despedida por diversos locais do país, realizada entre abril de 2020 e junho de 2021.

O “Huey” fez parte da história das forças armadas alemãs por mais de 50 anos, quando foi escolhido na década de 1960 para suprir as necessidades de um helicóptero leve e multifuncional. O fato de o Bundeswehr ter escolhido a Bell Helicopters, foi o início de uma longa e estreita parceria entre a Alemanha e os Estados Unidos.

Transporte do 78+03 pelas ruas de Bückeburg, e instalação no Hubschrauber Museum (Fotos: @Inspekteur_Heer).

O Bell UH-1D foi escolhido por suas excelentes características operacionais, construção simples, fácil manutenção e controle voo intuitivo, que permitia operações nos mais diversos tipos de ambientes. Além disso, ele possuiu uma grande cabine, com capacidade para até 13 pessoas ou 1.760 kg de cargas.

Em 1968, Bell entregou os primeiros helicópteros para a Alemanha, que os utilizou em uma ampla gama de missões ao longo de cinco décadas, incluindo transporte de pessoal, combate a incêndios florestais e inundações, bem como operações de busca e resgate. Em todas as suas missões nas últimas décadas, os Huey comprovaram as suas características e resistência.

Para a Bell, o seu helicóptero UH-1D é um símbolo do legado mundialmente conhecido e inovações pioneiras, sendo um excelente exemplo da sua experiência técnica. A empresa norte-americana demonstra ampla satisfação por ter suprido – e excedido – as necessidades dos seus clientes e parceiros europeus.

A Bell agradeceu as Bundeswehr e a todos os seus militares pela confiança, e tem orgulho de ter sido um parceiro confiável por meio século com o icônico Bell Huey (Fonte: Bell).

Nota: O Bell UH-1 Iroquois (apelidado de “Huey”) é um helicóptero monomotor, com rotores principal e de cauda de duas pás. Ele foi desenvolvido pela Bell Helicopter para atender a uma necessidade do Exército dos EUA em 1952, para um helicóptero utilitário e evacuação médica, tendo voado pela primeira vez em 1956. O Iroquois foi o primeiro helicóptero militar movido a turbina produzido nos EUA, com mais de 16.000 exemplares construídos desde 1960.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login