Alemanha anuncia aquisição de mais 20 caças Eurofighter Typhoon para a Luftwaffe. O Chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, anunciou ontem (05/06), durante a abertura o ILA Berlin Air Show 2024, que o governo encomendará mais 20 caças Eurofighter Typhoon para a Luftwaffe. A decisão tem como objetivo reforçar o compromisso com a OTAN e expandir a capacidade de produção da indústria militar europeia.
“Encomendaremos mais 20 Eurofighters antes do final desta legislatura – além das 38 aeronaves atualmente em produção”, disse ele, acrescentando que este contrato dá segurança à Airbus e aos seus fornecedores.
Recentemente a Airbus anunciou publicamente que precisava de novos pedidos no programa Eurofighter, para evitar uma lacuna de uma década entre o final da produção do caça, prevista para 2030, e o início da produção do Future Combat Air System (FCAS) em 2040. A empresa ainda afirmou que essa lacuna encerraria a produção de aeronaves de combate na Alemanha, causando desempregos, diminuição de receitas, perdas de capacidade tecnológica de ponta, entre outros problemas.
“O recente anúncio do governo alemão é uma ótima notícia para o programa Eurofighter e nossos parceiros da indústria. Isso ratifica o compromisso de longo prazo da Alemanha com o Eurofighter Typhoon, que será a espinha dorsal da defesa aérea na Europa nas próximas décadas”, disse o CEO do Eurofighter, Giancarlo Mezzanatto.
Nova versão do Typhoon
No mesmo dia do anúncio do governo alemão, a Eurofighter Jagdflugzeug e a NETMA (NATO Eurofighter & Tornado Management Agency) anunciaram a assinatura de um acordo para desenvolver o próximo pacote de aprimoramento de capacidade para o Eurofighter Typhoon.
O pacote SD (System Definition) do Phase 4 Enhancement (P4E) contém uma série de projetos, incluindo uma capacidade de gerenciamento automatizado de sensores, o que permitirá explorar novos recursos multitarefas dos radares eletrônicos AESA (Active Electronically Scanned Array), o que reduzirá a carga de trabalho dos pilotos.
O pacote também inclui uma interface de cabine aprimorada o que melhorará a capacidade de sobrevivência do caça e a sua letalidade. Além disso, o P4E SD apresentará atualizações do DASS (Subsistema de Defensa) e incluirá a capacidade adicional de guerra eletrônica para os caças da Luftwaffe.
“Para proteger os nossos céus até a década de 2060, é vital que continuemos a melhorar as capacidades do Eurofighter, e garantir que ele seja operacionalmente eficaz. Para cumprir essa missão, forneceremos aos usuários uma cabine aprimorada, sensores poderosos e capacidades aprimoradas de guerra eletrônica”, afirmou Mezzanatto.
O desenvolvimento das novas capacidades do Eurofighter será realizado pelas quatro empresas parceiras do programa, a BAE Systems, Airbus Germany, Airbus Spain e Leonardo, apoiadas pela ampla base de fornecedores.
@FFO