Albânia recebeu dois UH-60A Black Hawk dos EUA. A Força Aérea da Albânia (AAF) recebeu seus dois primeiros helicópteros UH-60A Black Hawk. As aeronaves chegaram ao Aeroporto Internacional de Tirana em 13 de janeiro, a bordo de um C-17A Globemaster III da USAF.
Matriculados FA-666 e FA-690, esses UH-60A fazem parte de um acordo assinado em maio de 2020 entre o Ministério da Defesa da Albânia e o Departamento de Defesa EUA, que envolve a transferência de três helicópteros para AAF. Além das aeronaves, o acordo prevê um repasse de US$ 50 milhões em ajuda militar fornecida pelos EUA.
“Esses dois helicópteros Black Hawk chegaram ao nosso país como um investimento muito importante para as nossas Forças Armadas. Agradecimentos especiais aos Estados Unidos, nosso parceiro estratégico, pelo seu apoio contínuo! A proteção e a segurança do nosso país é a nossa prioridade absoluta”, enfatizou Niko Pelesh, Ministro da Defesa albanês.
Os UH-60A transferidos para a Albânia são parte do excedente da Aviação do Exército dos Estados Unidos. Eles serão operados pelo Regimento de Helicópteros da AAF, baseado no Heliporto de Tirana (Tiranë/Farkë).
As condições operacionais da atual frota desta Unidade de asas rotativas é desconhecida, mas sabe-se que ela possui três AS532AL Cougar, dois EC145, além de alguns exemplares de Agusta A109, AB205, AB206 e Bo105.
Fonte: MD Albânia
@FFO