Alasca: F-15 Eagles treinam ao lado dos F-22 Raptors. A USAF realizou um exercício conjunto entre os F-15C/D Eagles da 144th Fighter Wing, sediados em Fresno, Califórnia e os F-22A Raptors da 3rd Wing, sediados na Joint Base Elmendorf-Richardson (JBER) e na Elmendorf AFB, ambas localizadas no Alasca. A missão foi parte do exercício Alaska Dissimilar Aircraft Combat Training, que ocorreu entre os dias de 11 a 28 de abril.
O treinamento de interoperabilidade entre os F-22 e F-15 ajudou as unidades a executar e aprimorar suas missões de exercer superioridade aérea na região do Pacífico ocidental. Como uma unidade típica de Alerta de Controle Aeroespacial, a missão do 114th FW é “detectar, identificar e eliminar ameaças”. A 144th FW pode cobrir a Região do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte do Alasca se os F-22 do 3rd FW forem implantados em alguma missão fora de sua sede.
“Os objetivos desta missão eram duplos”, disse o Tenente-coronel da Força Aérea dos EUA Jon Vanbragt, comandante do 144th FW ao qual está subordinado o 194th FS. “Primeiro, libera esquadrões de Raptor para serem enviados às Forças Aéreas do Pacífico. Em segundo lugar, ajuda na integração operacional entre nossas aeronaves de quarta e quinta geração.”
“O alerta de defesa aérea treina o esquadrão para proteger a fronteira norte e a área do Polo Norte de quaisquer ameaças que possam invadir o espaço aéreo dos EUA”, disse Vanbragt.
As atividades de treinamento foram realizadas na JBER e no Joint Pacific Alaska Range Complex (JPARC). O espaço aéreo JPARC cobre mais de 77.000 milhas quadradas e oferece um ambiente de treinamento realista. É também o maior campo de treinamento de combate aéreo, terrestre e eletrônico instrumentado do mundo. Além dos F-15C/D do 144th FS, participaram pilotos e aeronaves F-22A do 90th FS – Elmendorf AFB e do 525th FS sediados em JBER, que foi a sede do Alaska Dissimilar Aircraft Combat Training.
O Tenente-Coronel Brenden Torphy, diretor de operações do 90th FS, disse que ele e outros membros da unidade esperam continuar esse tipo de treinamento combinado. “As unidades F-22 estão sempre famintas por esquadrões e aeronaves parceiras para exercícios de integração. Estamos ansiosos por quaisquer oportunidades [futuras] de voar com o esquadrão de Fresno novamente”.
@CAS