

Akaer inaugura a linha de produção do D328eco no Brasil. A empresa brasileira Akaer inaugurou no dia 12 de agosto, em São José dos Campos–SP, a linha de produção da fuselagem dianteira do bimotor D328eco, aeronave regional sustentável da empresa alemã Deutsche Aircraft.
A Akaer, é a partir de agora a responsável pela fabricação da fuselagem dianteira do D328eco, aeronave regional turboélice desenvolvida pela alemã Deutsche Aircraft com foco em sustentabilidade e eficiência operacional. A cerimônia ocorreu na fábrica da Akaer em São José dos Campos com as presenças do CEO da Deutsche Aircraft, Nico Neumann, e do CEO da Akaer, Cesar Silva, além de representantes de entidades do setor e autoridades.
“O D328eco representa um avanço significativo para a aviação regional, ao viabilizar operações mais sustentáveis e eficientes, especialmente na conexão entre cidades de menor porte no Brasil e no exterior. Para a Akaer, participar desse projeto estratégico e liderar a produção da fuselagem dianteira é motivo de grande orgulho. Esse marco reforça nossa posição como fornecedora global de Nível 1 e consolida nosso compromisso com a excelência tecnológica”. Cesar Silva, CEO da Akaer.
“A inauguração de mais uma linha de produção na Akaer é um passo essencial para a industrialização do programa D328eco. A expertise técnica e a ambição da Akaer em consolidar-se como uma fornecedora Tier 1 global a tornam uma parceira estratégica ideal para nós no Brasil”. Nico Neumann, CEO da Deutsche Aircraft.

A fuselagem dianteira, que inclui a cabine de comando e sistemas críticos da aeronave, será inteiramente produzida no Brasil, gerando cerca de 250 empregos (diretos e indiretos). O evento marca um passo importante na consolidação da parceria internacional entre Akaer e Deutsche Aircraft e na ampliação da atuação do Brasil no desenvolvimento de plataformas aeroespaciais com alta tecnologia. A primeira entrega está prevista para o fim de 2025. Conforme a Akaer, a produção das fuselagens inclui ainda a industrialização, ferramental, protótipo e estudos relacionados.

O D328eco facilitará conexões regionais sustentáveis, ao oferecer o menor consumo de combustível e as menores emissões de CO₂ do mercado. Esta aeronave foi projetada para operar com 100% de combustível de aviação sustentável (SAF), o que pode reduzir as emissões de CO₂ em até 95%. É uma aeronave regional com capacidade para 40 passageiros. Pode ser configurada para transporte civil, operações militares, missões de resgate, serviços aeromédicos e combate a incêndios aéreos.
A parceria com a Deutsche Aircraft representa um marco importante na trajetória da Akaer. Com ela, a empresa se tornou a primeira brasileira a obter o status de Fornecedora Global Tier 1 no setor aeroespacial, por entregar estruturas completas a fabricantes internacionais de aeronaves.
Além do D328eco, a Akaer também está envolvida em outro projeto importante: o EEA LUS222. Ela será responsável por fabricar as asas, fuselagem e cauda. O LUS222 começou a ser desenvolvido no ano passado e deve ter as primeiras partes produzidas somente a partir de 2026. O LUS 222 é um bimotor de asa alta, com trem de pouso fixo e cauda alta com configuração em T. Seus dois motores turboélice do tipo Pratt & Whitney Canada PT6A-65 permitirão à aeronave atingir uma velocidade máxima de 370 km/h e um alcance de 2.100 quilômetros.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS