• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Ajudante de Campo do Presidente francês e a pasta nuclear

22 de março de 2025

WASHINGTON, DC - FEBRUARY 24: French President Emmanuel Macron arrives at the U.S. Capitol on February 24, 2025 in Washington, DC. Macron is meeting with Senators in Washington after he met with President Donald Trump on the third anniversary of Russia's full-scale military invasion of Ukraine.(Photo by Kent Nishimura/Getty Images)

Ajudante de Campo do Presidente francês e a pasta nuclear (Foto:Kent Nishimura/Getty Images).
Ajudante de Campo do Presidente francês e a pasta nuclear (Foto:Kent Nishimura/Getty Images).

Ajudante de Campo do Presidente francês e a pasta nuclear. A imagem acima mostra o presidente francês, Emmanuel Macron, no Capitólio, em Washington, DC (EUA), no dia 24/02, acompanhado de perto por um militar fardado carregando uma bolsa preta.

O militar em questão é o Coronel Antoine Burtin do Exército Francês, que atualmente compõem o Gabinete Pessoal de Macron, como um dos três Ajudante de Campo (Aide de Camp).

A bolsa que o Coronel Burtin carrega é a “pasta nuclear francesa” (sacoche nucléaire française), que contém todo o sistema de autenticação e ativação do arsenal nuclear francês.

A sacoche nucléaire française carregada pelo Coronel Antoine Burtin (Foto: Kent Nishimura/Getty Images).
A sacoche nucléaire française carregada pelo Coronel Antoine Burtin (Foto: Kent Nishimura/Getty Images).

De acordo com o protocolo de segurança e dissuasão nuclear da França, a sacoche nucléaire française obrigatoriamente tem de acompanhar em proximidade o Presidente quando ele não esteja dentro do alcance do Posto de Comando Júpiter, uma sala de crise instalada no Palácio Eliseu em Paris.

O presidente é o Comandante Supremo das Forças Armadas Francesas, portanto o equipamento cumpre função de posto de comando móvel (poste de commandement mobile), assegurando que a cadeia de comando e controle esteja ao seu alcance nas viagens.

O protocolo de defesa da República Francesa determina também, que o Presidente seja permanentemente acompanhado em proximidade por um “aide de camp”, cargo ocupado por um Oficial de cada uma das três Forças Armadas Francesas.

Desde 1º de Junho de 2024 o Coronel Antoine Burtin assumiu o posto de “aide de camp”, sucedendo o Coronel Cédric Lavisse. A equipe também é composta pelo Capitão-de-Fragata François-Olivier Corman, da Marinha Francesa, e pelo Tenente-Coronel Yann de Vaulx, da Força Aérea Francesa, comandados pelo Chefe-do-Estado Maior Particular da Presidência da República, o General Fabien Mando, da Força Aérea Francesa.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login