Airbus vende 56 C-295MW para Índia. O Comitê do Gabinete de Segurança do Governo da Índia, liderado pelo primeiro-ministro Narendra Modi, aprovou a licitação internacional para compra de 56 aeronaves Airbus C295MW para a Força Aérea da Índia (Indian Air Force – IAF) que irão substituir a frota de bimotores Hawker Siddeley HS-748 Avro em serviço de 1961.
A compra dos 56 C295MW irá custar quase US$ 3 bilhões, faz parte do projeto “Make in India” do governo, busca modernizar e valorizar a indústria indiana. O contrato divulgado hoje foi, prevê a entrega de 16 aeronaves em condições de voo fabricadas na planta da Airbus Defense & Space de Sevilha, Espanha em 48 meses após a assinatura do contrato. As demais 40 aeronaves restantes serão fabricadas na Índia, pelo Consórcio privado TATA, em um prazo de até 10 anos da data da assinatura do contrato.
As negociações de custos foram concluídas há seis anos, mas o negócio foi travado devido a questões financeiras e priorização de vários outros projetos, incluindo o negócio para compra dos Dassault Rafale. Neste tempo, porém, não houve qualquer aumento de preço por parte da Airbus, que se vinculou à TATA para a execução do projeto. IAF será ser o 35 operador do C295, que com esta encomenda passa a ter 278 encomendas firmes, com 189 unidades entregues.
@CAS