O Departamento de Defesa dos USA (US DoD) anunciou no dia 07 de agosto de 2020, que a Airbus Military North America, de Mobile, Alabama, foi a vencedora do contrato de US$ 10 milhões para a modernização de cinco C-41A do U.S. Army.
As aeronaves C-41A, versão militar do CASA 212-200, compõem o U.S. Army Special Operations Command (USASOC) Flight Company (UFC), do Special Operations Aviation Command (SPECOPS), e ficam baseadas em Simmons Army Air Field (AAF), Fort Bragg, Carolina do Norte e em Laguna AAF, Yuma Proving Ground, Arizona.
São utilizadas pelo SPECOPS em missões de infiltração e ex-filtração de tropas, transporte de suprimentos, operações aerotransportadas, treinamentos e desenvolvimentos de novos equipamentos para saltos táticos. Havia rumores que os C-41 seriam substituídos por novos C-27J Spartan, mas pelo jeito, não será neste momento.
O CASA 212-200 Aviocar é um turboélice de transporte de médio porte, produzido pela indústria espanhola EADS CASA desde 1979. Com características de pouso e decolagens curtos (STOL), ele possui trens de pouso fixos, asas altas, fuselagem com perfil quadrado (box), e está equipada com motores Honeywell TPE331-10R-511C ou −512C de 900 shp, que garatem uma velocidade máxima de 200 nós.
As cinco aeronaves que serão modernizadas são: 90-00168, 90-00177 e 90-00178 do UFC de Simmons AAF; 87-00159 e 90-00169 do UFC de Laguna AAF.