Airbus UAS LOAD solução de baixo custo para combater drones inimigos. A Airbus revelou uma nova solução de baixo custo para sistemas aéreo não tripulados (UAS) anti-drones, baseada em uma versão do seu alvo aéreo Do-DT25 armado com mísseis.
Anunciado em 25 de março, o sistema de Defesa Aérea de Baixo Custo (LOAD – Low-Cost Air Defense) compreende um Do-DT25 modificado equipado com até três mísseis guiados para missões de combate aéreo contra drones inimigos.
“Como cada UAS LOAD pode derrubar até três drones kamikazes com seus mísseis guiados, eles são particularmente adequados para defesa contra grandes enxames de drones, que podem saturar e representar desafios até mesmo para sistemas complexos de defesa aérea baseados em terra”, disse a Airbus, acrescentando que “Isso torna os sistemas LOAD um sistema ideal para a defesa aérea [baseada em terra], como IRIS-T, Patriot ou Nah- und Nächstbereichsschutz (proteção de curto e médio alcance).”
Os UAS LOAD são lançados por catapulta e têm um alcance operacional superior à 100 km. Eles são gerenciados a partir de uma estação de controle que coordena os drones com base em dados de radar ou imagens de situação aérea e podem, portanto, procurar, detectar e, de forma autônoma — após a aprovação de seu engajamento — combater drones de ataque unidirecional inimigos. Após sua missão, eles retornam à sua base e pousam de paraquedas e são preparados para reutilização.
“Em combinação com um drone de reconhecimento, como o futuro Eurodrone, os sistemas LOAD também podem ser usados em regiões que ainda não são totalmente cobertas por radares de defesa aérea baseados em terra. Isso permite que as forças armadas reajam de forma flexível a cenários de ameaças em mudança”, disse a Airbus.
Fonte: Airbus
@FFO